Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Ronald Harwood, vencedor do Oscar por O Pianista, aos 85 anos

O roteirista já havia sido indicado a premiação por outras obras, como O Fiel Camareiro e O Escafandro e a Borboleta

Redação Publicado em 09/09/2020, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronald Harwood posa com o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado para O Pianista durante o 75º Prêmio da Academia no Kodak Theatre em 23 de março de 2003 em Hollywood, Califórnia. (Foto de Frank Micel / Getty Images)
Ronald Harwood posa com o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado para O Pianista durante o 75º Prêmio da Academia no Kodak Theatre em 23 de março de 2003 em Hollywood, Califórnia. (Foto de Frank Micel / Getty Images)

Sir Ronald Harwood, famoso roteirista que venceu o Oscar por O Pianista, de 2002, morreu na última terça, 8, aos 85 anos. A notícia foi confirmada à BBC, pela agente Judy Dash. A causa da morte foi de ordem natural. 

+++ LEIA MAIS: Diversidade no Oscar: prêmio anuncia mudanças para categoria de Melhor Filme

O roteirista já havia sido indicado ao Oscar por outras obras, como O Fiel Camareiro, de 1983, e O Escafandro e a Borboleta, de 2007. Ronald, apesar de estar envolvido com o cinema, revelou a paixão pelo teatro em entrevista ao The Guardian, de 2016: "Faço filmes pelo dinheiro. E é um ótimo dinheiro, porque eles nos pagam mais do que eles deveriam. Mas escrever para o teatro é o que eu mais amo, porque é sobre linguagem e relacionamentos".

+++ LEIA MAIS: Quais são os 5 melhores filmes da Netflix? Revista especializada elege

Os outros trabalhos do roteirista incluem as obras Oliver Twist, de 2005, O Amor nos Tempos de Cólera, de 2007 e Austrália, de 2008. O último roteiro de Ronald foi O Quarteto, de 2012, dirigido por Dustin Hoffman.

+++ LEIA MAIS: Web se revolta com ideia do governo de aprovar representante do Oscar para 'não repetir o erro de 2020', diz Mário Frias sobre o Democracia em Vertigem: 'Ditadura’

+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'