Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Scott McKenzie, cantor de “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)”

Músico que deu voz a um hino do flower power nos anos 60 foi encontrado morto em sua casa por uma vizinha

Redação Publicado em 20/08/2012, às 11h59 - Atualizado às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Scott McKenzie - Reprodução
Scott McKenzie - Reprodução

Foi encontrado morto neste sábado, 18, o cantor e compositor Scott McKenzie, aos 73 anos. Quem confirmou a morte foi uma vizinha sua, Victoria Byers, que revelou ao site da BBC que o músico sofreu nos últimos anos de Síndrome de Guillain-Barré, doença que afeta o sistema nervoso, e esteve internado recentemente. A vizinha afirmou ainda que foi uma escolha de McKenzie voltar para casa para passar seus últimos momentos de vida. Uma nota confirmando o óbito foi postada no site oficial do cantor: “É com muita tristeza que reportamos a morte de Scott McKenzie em Los Angeles em 18 de agosto de 2012. Scott esteve doente recentemente e morreu em sua casa após duas semanas no hospital”.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Scott McKenzie ficou imortalizado pela canção “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)”, que ele gravou em 1967 e se tornou, na época, símbolo do movimento contracultura que ocupava o ideal idílico da juventude.

Além de ser responsável pelo hino do flower power, McKenzie teve relações com outros nomes importantes da música como John Phillips, do Mamas and Papas, que escreveu e produziu “San Francisco”. Também teve parcerias com o Beach Boys e integrou diversas bandas como The Smoothies e The Journeymen.

Não alcançou, no entanto, em nenhum momento de sua carreira, tamanho reconhecimento como com o hit dos anos 60. Chegou a afirmar, em 2002, que estava “impressionado como ‘San Francisco’ continua ainda hoje a evocar sonhos nos corações e mentes de pessoas de todo o mundo”.