Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Steve Jobs

O fundador da empresa de tecnologia Apple estava com 56 anos e sofria de câncer

Redação Publicado em 05/10/2011, às 22h46 - Atualizado às 23h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve Jobs - AP
Steve Jobs - AP

Morreu aos 56 anos um dos fundadores da Apple, Steve Jobs. Ele sofria há 7 anos de um tipo raro de câncer no pâncreas e morreu na noite desta quarta, 5, conforme noticiou a imprensa internacional e confirmou o site oficial da empresa de tecnologia.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Entre os muitos feitos de Jobs, um grande visionário do ramo, está a invenção de aparelhos como o computador Macintosh, o iPod, iPhone, iPad, além do iTunes. Ele fundou a Apple Inc. no final da década de 70, ao lado de Steve Wozniak, colega que conheceu enquanto trabalhava na empresa Hewlett-Packard.

Sua contribuição inicial para a forma como se usa o computador pessoal foi com a criação do primeiro Macintosh, em 1984. No ano seguinte, devido a um conflito interno, saiu da Apple e fundou a NeXT Computer, empresa que a Apple comprou em 1996.

Jobs foi presidente da Apple até agosto deste ano, quando deixou o cargo para se dedicar ao tratamento de sua doença.

Ele também foi essencial na criação do estúdio de animção Pixar, responsável por títulos como Toy Story, WALL-E e Procurando Nemo.

Nascido em 1955, em São Francisco, Jobs foi criado por uma família adotiva. Acabou se tornando uma celebridade e se tornou um sinônimo de gênio da tecnologia. No ano passado, a revista Forbes estimou que ele valesse mais de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 14,5).

Em 2009, passou por uma cirurgia de transplante de fígado; em 2004, teve diagnosticado um câncer no pâncreas. Steve Jobs deixa sua esposa, Laurene Powell, quatro filhos e uma irmã, a escritora Mona Simpson.