Morre Sylvia Kristel, dos filmes Emmanuelle, aos 60 anos

A atriz lutava contra um câncer no esôfago e morreu enquanto dormia

redação Publicado em 18/10/2012, às 09h57 - Atualizado às 10h56

Sylvia Kristel
AP

Famosa por protagonizar o bem-sucedido filme erótico Emmanuelle, nos anos 70, e suas continuações, a holandesa Sylvia Kristel morreu enquanto dormia, na noite desta quarta, 17, aos 60 anos de idade. Ela lutava há anos contra um câncer no esôfago.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Em 1974, aos 21 anos, a atriz personificou Emmanuelle, em filme homônimo, grande sucesso na França apesar do teor erótico. Segundo o site especializado em cinema IMDb, o filme garantiu US$ 100 milhões em bilheteria ao redor do mundo.

O anúncio da morte foi feito pela empresa que agenciava a holandesa, a Features Creative Management. “Uma importante atriz internacional faleceu”, dizia o texto escrito no site da empresa.

Kristel deixa um filho, Arthur, fruto de um relacionamento com o poeta e diretor de cinema belga Hugo Claus. Nos últimos anos, segundo a sua agência, ela vivia feliz com o namorado Peter Brul.

Em 2006, a atriz lançou a autobiografia Nue (“nua”, em português) e revelou seus sérios problemas com vício em cocaína e tabaco, a relação com o pai e sua queda por homens mais velhos.

Fumante compulsiva de cigarros sem filtro desde os 11 anos, Kristel foi diagnosticada com câncer no esôfago em 2001 e se submeteu à quimioterapia três vezes. Em julho, a atriz foi internada em estado grave após sofrer um infarto.