Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal

Teori foi vítima de um acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro

Redação Publicado em 19/01/2017, às 20h19 - Atualizado às 20h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ministro Teori Zavascki - Agência Estado/AP
O ministro Teori Zavascki - Agência Estado/AP

Morreu na tarde desta quinta-feira, 19, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, aos 68 anos de idade. Segundo o site da revista Veja, a morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Teori Zavascki foi vítima de um acidente aéreo que aconteceu na cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. O avião, que comportava cerca de sete pessoas, pertencia a Carlos Alberto Filgueiras, dono da rede hotéis Emiliano e amigo do ministro, tendo saído do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h.

Nascido em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, Zavascki era juiz da corte desde 2012, atuando atualmente como relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Ele era responsável por casos envolvendo pessoas com foro privilegiado e trabalhava na análise do maior acordo da Lava Jato, a delação da Odebrecht.

O ministro que vai substituir Teori Zavascki no STF deve ser indicado pelo presidente Michel Temer (PMDB) e pode assumir como relator da Operação Lava Jato. Há também a possibilidade de a ministra Cármen Lúcia determinar outro ministro para assumir a relatoria da Lava Jato por sorteio.

Após a morte de Zavascki, Michel Temer declarou luto oficial de três dias, em pronunciamento no Palácio do Planalto. “Era um homem de bem e um orgulho para todos os brasileiros”, disse ele, classificando o acidente como “um doloroso acontecimento”. “O luto é uma homenagem modesta a quem sempre serviu à classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro.”