Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Thom Wilson, produtor de Smash, sucesso independente do The Offspring

O músico também trabalhou com Ringo Starr, Dead Kennedys e Bad Religion

Redação Publicado em 17/03/2015, às 10h46 - Atualizado às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Wilson - Reprodução/Facebook
Thom Wilson - Reprodução/Facebook

O produtor musical e engenheiro de som Thom Wilson, que lançou o do The Offspring, teve a morte confirmada nesta segunda-feira, 16. De acordo com comunicado divulgado pela gravadora Epitaph, Wilson morreu no dia 8 de fevereiro. A causa da morte não foi divulgada.

Vinte "Rockumentários": documentários sobre rock.

Durante a carreira do produtor, no período que compreende o fim da década de 1970 até o início dos anos 2000, Wilson acumulou um impressionante currículo. Além de produzir o emblemático Smash, de 1994, com a banda norte-americana The Offspring, ele participou de outros discos importantes para a história do punk rock, como Only Theatre of Pain, do Christian Death; Plastic Surgery Disasters, do Dead Kennedys; Into the Unknown, experimento progressivo do Bad Religion, entre muitos outros.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Wilson também trabalhou com músicos da cena mainstream como Ringo Starr, Barbra Streisand, Boz Scaggs, Seals & Crofts e Burton Cummings.

“O aspecto que mais salta aos ouvidos na música do Alice in Chains não são os riffs afiados e cavernosos ou a temática tenebrosa/depressiva”. Leia mais da crítica da Rolling Stone Brasil sobre The Devil Put Dinosaurs Here.

Em entrevista ao Los Angeles Times, em 1994, Wilson revelou conversas que teve com o Offspring ao longo do processo de gramação de Smash. “Falei para eles: ‘Esse disco será o maior sucesso de vendas da gravadora'. Eles acharam que eu estava falando besteira. Disse para a banda que venderíamos pelo menos 150 mil cópias. O grupo deu risada da minha cara”. Quando chegou às lojas, o registro vendeu 6 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Até hoje, Smash é o disco de produção independente mais vendido de todos os tempos.