Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Tio Wilson, da banda Lagum, aos 34 anos

Breno Braga teve uma indisposição depois de show em drive-in na noite deste sábado, 12, e sofreu uma parada cardiorrespiratória

Redação Publicado em 13/09/2020, às 07h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Breno Braga, o Tio Wilson da banda Lagum (Foto: Reprodução/Instagram/Trovoa Comunicação
Breno Braga, o Tio Wilson da banda Lagum (Foto: Reprodução/Instagram/Trovoa Comunicação

Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12 de setembro, aos 34 anos.

De acordo com comunicado publicado pela Lagum, o músico Breno Braga, apelidado de Tio Wilson, teve uma indisposição depois de um show na noite de sábado. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória. 

+++ LEIA MAIS: Lagum lança clipe para “Ninguém me Ensinou”, homenagem emocionante a Tio Wilson, morto aos 34

A Lagum teria dois shows neste sábado, 12, em Belo Horizonte, no formato drive-in, na arena Go Dream erguida no estacionamento das Faculdades Milton Campos, em Nova Lima, em Belo Horizonte. O primeiro dos dois shows, marcado para às 21h, teve os ingressos esgotados em 2 minuto. Por isso, a banda havia decidido abrir uma sessão extra, às 23h. 

Segundo jornal O Estado de Minas, o artista fez o primeiro show, mas sentiu indisposição antes da segunda apresentação. Foram deslocadas duas unidades do Samu para atender o músico, que não resistiu.

+++ LEIA MAIS: Como uma música de desamor levou o Lagum a se tornar a voz doce das dúvidas e anseios da juventude

Tio Wilson ou Breno Braga era baterista da Lagum e completou 34 anos em dezembro de 2019. O grupo é formado também por Pedro Calais (voz), Otavio Cardoso (guitarra), Jorge (guitarra) e Francisco Jardim (baixo).

Breno Braga era casado há seis anos com Ellen Cassim.

"Desde já, agradecemos o amor ao nosso irmão e as mensagens de solidariedade", escreveu a banda em um comunicado oficial publicado na conta oficial do Instagram. Veja o comunicado abaixo: 

+++ Especial pop brasileiro: Lagum entrevista IZA, IZA entrevista Lagum

Banda presta homenagens

Durante a tarde do domingo, 13, os integrantes do Lagum foram a público prestar homenagens ao Breno. No Instagram, Pedro Calais, vocalista e frontman, publicou um texto em memória do baterista. Entre declarações de amor e mensagens de saudades, Calais comentou sobre o relacionamento do colega com a banda, e a paixão dele pela música:

Depois da publicação de Calais, os outros integrantes do Lagum, um a um, também publicaram homenagens ao colega falecido. Chico agradeceu Breno pelos ensinamentos; Jorge citou "Um Dia a Gente se Encontra," música do Charlie Brown Jr, e Zani escreveu:

"OsZé! Você foi meu irmão! Aprendi muito sobre a vida e principalmente sobre prestar atenção no outro. Você vive aqui dentro pra sempre e vou cultivar tudo de bom que você deixou!"

Ver essa foto no Instagram

Então vamos viver, e um dia a gente se encontra

Uma publicação compartilhada por Jorge (@jorgelagum) em

Ver essa foto no Instagram

Obrigado pelos ensinamentos e pelos nossos groves meu amigo, vai com Deus grande homem, você me ensinou demais!

Uma publicação compartilhada por Francisco Jardim Filho (@chicolagum) em

A banda publicou um vídeo no final da tarde deste domingo, 13, em homenagem ao baterista. Nele, há diversas cenas de Tio Wilson com o Lagum. Na legenda, o grupo escreveu: "Eterno, sem mais". 

Ver essa foto no Instagram

Eterno, sem mais.

Uma publicação compartilhada por Lagum (@lagumoficial) em

Colegas lamentam morte

Depois da notícia da morte de Breno, diversos músicos foram à público lamentar a tragédia. IZA, que trabalhou com Lagum em diversos shows e parcerias de gravação musical, incluindo a recente "Será", publicou uma foto ao lado do baterista. Na legenda, escreveu: "A vida realmente é um sopro. Que a gente nunca perca a oportunidade de fazer as pessoas maravilhosas em nossas vidas se sentirem amadas."

Victor Kley, outro nome do pop atual brasileiro, também lembrou o colega um publicação. Compartilhou duas fotos de bastidores ao lado de Breno:

Ver essa foto no Instagram

vai com deus, irmão. eterno tio meus sentimentos e muita força para os irmãos da @lagumoficial , familiares e amigos...

Uma publicação compartilhada por Vitor Kley (@vitorkley) em

No Twitter, artistas de vertente diferentes também celebraram o músico e lamentaram a morte dele; Tico Santa Cruz prestou a solidariedade à Lagum, e mandou forças para os colegas e família de Breno.Lucas Silveira, da  Fresno, questionou: "Como assim? Coisa triste."

Hit 'Deixa' caiu nas graças de Neymar e banda decolou

O grupo, sucesso de público e crítica, começou em 2014, a partir da iniciativa do vocalista da banda Pedro Calais, que publicou as primeiras composições próprias no Facebook e foi chamado para fazer os primeiros shows.

Calais chamou, então, os amigos de infância, Otavio Cardoso, Glauco Borges, Francisco Jardim e Breno Braga, mais conhecido como Tio Wilson. 

Em maio de 2016, a Lagum lançou o primeiro álbum de estúdio, Seja o Que Eu Quiser, e passaram a tocar no circuito de casas de show de Belo Horizonte. Uma das estratégias do grupo que deu certo foi distribuir os CDs de Seja o Que Eu Quiser de forma gratuita nos shows.

+++ Lagum, Los Hermanos, Anavitória e mais: como os artistas ajudam produtores, técnicos de som e equipe

Uma versão da música "Deixa", gravada de forma acústica em parceria com a cantora Ana Gabriela, levou a banda para outro nível de popularidade - e, inclusive, foi compartilhada pelo jogador de futebol Neymar. A música foi lançada em fevereiro de 2018 e a banda passou a ser considerada uma das melhores apostas da nova geração da música pop brasileira. 

Em junho de 2019, a Lagum lançou o segundo álbum de estúdio, Coisas da Geração. O álbum trata de questionamentos sobre o início da vida adulta e a maturidade adquira após o sucesso tremendo de "Deixa", com a vida na estrada. 


Já um ano depois, em junho de 2020, a banda soltou o single "Será", em um feat. com a cantora pop IZA. O vídeo, que tem uma estética de faroeste, tem 3 milhões de visualizações. 


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'