Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Tommy Ramone, membro original e baterista do Ramones

Aos 65 anos, o músico era o último integrante original da banda que ainda estava vivo

Redação Publicado em 12/07/2014, às 07h55 - Atualizado às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tommy Ramone - Divulgação
Tommy Ramone - Divulgação

Tommy Ramone, ex-baterista e produtor do Ramones, morreu nesta sexta-feira, 11, em decorrência de um câncer no ducto biliar. Segundo informações do site da revista Variety, o músico tinha 65 anos e estava em casa, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, fazendo tratamentos paliativos contra a doença.

Ouvir Ramones é como tomar pancada na cabeça – e nós agradecemos por isso.

Nascido na Hungria, Erdélyi Tamás - nome de batismo de Tommy - participou dos três primeiros álbuns de uma das bandas mais influentes da história do punk – Ramones (1976), Leave Home (1977) e Rocket to Russia (1977) – e coproduziu os dois últimos discos ao lado de Tony Bongiovi e Ed Stasium, respectivamente. O baterista também compôs sucessos como "I Wanna Be Your Boyfriend" e "Blitzkrieg Bop". Tommy Ramone deixou o Ramones para trabalhar apenas como produtor e foi substituído por Marc Bell (Marky Ramone), um ex-membro da Richard Hell & the Voidoids.

Discípulos dos Ramones: 10 bandas influenciadas pelo grupo punk.

Uma nota oficial foi compartilhada na página da banda no Facebook: "É com tristeza que anunciamos a morte de Tommy Ramone, o baterista original do Ramones, nesta sexta-feira, 11 de julho de 2014". A mensagem ainda reproduz uma frase de 1978, que é atribuída ao músico: "Ramones não era apenas música: era uma ideia. Era o ato de trazer de volta ao rock todo o sentimento que estava faltando – foi uma explosão para dizer algo novo e diferente. Originalmente, era apenas uma coisa artística; depois, finalmente senti que era bom o suficiente para todo mundo".

Há 40 anos, “embrião” do Ramones fazia o primeiro ensaio.

O Twitter oficial do Ramones também noticiou a morte de seu icônico baterista. "Estamos tristes de anunciar o falecimento do baterista fundador dos Ramones, Tommy (Erdelyi) Ramone".

Sobre o Ramones:

O seminal grupo de punk rock foi criado em 1974, na cidade de Nova York, pelo vocalista Joey Ramone, que morreu em 2001, vítima de um linfoma, e seus companheiros, o guitarrista John Cummings (Johnny Ramone), que morreu em 2004 também por decorrência do câncer, o baixista Douglas Colvin (Dee Dee Ramone), morto por uma overdose em 2002, e Tommy. A banda acabou em 1996 após uma turnê realizada junto ao festival Lollapalooza.

Relembre o hit "I Wanna Be Your Boyfriend":