Morre Tony Sheridan, antigo colaborador dos Beatles

Músico foi o primeiro britânico a tocar guitarra elétrica na televisão

Miriam Coleman Publicado em 18/02/2013, às 08h36 - Atualizado às 10h42

Tony Sheridan
Reprodução / Site oficial

Tony Sheridan, cantor e guitarrista que colaborou com os Beatles durante o começo da banda, em Hamburgo, na Alemanha, morreu neste sábado, 16, aos 72 anos, noticiou o The Telegraph.

Tony Sheridan passou pelo Brasil em 2009. Leia entrevista na qual o músico relembra os ex-companheiros Beatles.

Sheridan conheceu John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best em Hamburgo, no começo dos anos 60, quando o jovem grupo ia vê-lo tocar todas as noites, depois de se apresentarem em um clube vizinho.

Sheridan acolheu a banda, dando-lhes conselhos sobre como se vestir (naquela época isso incluía jaquetas de couro e botas de caubói) e introduzindo-lhes à artistas do R&B norte-americano, como Little Richard.

Os Beatles eventualmente tocaram como banda de apoio de Sheridan, no Top Ten Club, e fizeram suas primeiras gravações acompanhando ele como os Beat Brothers, em músicas como “My Bonnie” e “When The Saints Go Marching In” – o disco que eles gravaram foi lançado fora da Alemanha, posteriormente, como Tony Sheridan & The Beatles.

Sheridan, que é creditado como o primeiro músico britânico a tocar uma guitarra elétrica na televisão, fez turnês com Chubby Checker, Jerry Lee Lewis e Chuck Berry. Em 1964, ele lançou um disco solo chamado Just a Little Bit of Tony Sheridan, que incorporava influências do blues e do jazz.

O artista retornou a Hamburgo em 1978, como principal atração da reabertura da famosa casa Star Club, em apresentação na qual ele foi acompanhado pela TCB Band, de Elvis Presley. O último disco solo de Sheridan, Vagabond, foi lançado em 2002.