Morre Trevor Bolder, ex-baixista do David Bowie

Músico, atualmente integrante do Uriah Heep, tocou nos discos Hunky Dory, The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, Aladdin Sane e Pin Ups

Redação Publicado em 21/05/2013, às 19h49 - Atualizado às 20h24

Trevor Bolder
Reprodução/Site oficial

Morreu nesta terça, 21, o baixista Trevor Bolder, que fez parte do The Spiders From Mars, banda de apoio de David Bowie na clássica fase do alter-ego Ziggy Stardust. Ele tinha 62 anos e foi diagnosticado com câncer de pâncreas.

Foi ao lado do guitarrista Mick Ronson, com quem havia tocado no The Rats, que Bolder começou a tocar com o Camaleão do Rock. Foram quatro discos com David Bowie, Hunky Dory, The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, Aladdin Sane e Pin Ups. Ele também apareceu no clássico filme que mostra o último show de Bowie como Ziggy Stardust, gravado em 1973.

Em 1976, entrou para o Uriah Heep. Depois alguns anos, deixou o grupo do guitarrista Mick Box e passou a tocar com o Wishbone Ash, tendo retornado ao Heep em 1983. Bolder fazia parte da banda desde então.

No início do ano, o baixista anunciou que tiraria férias para tratar do câncer. “Eu tive câncer de pâncreas, então tive que tirar. Não o pâncreas inteiro, mas ainda assim estava mal. Eles tiraram a parte ruim”, contou ele recentemente à revista Classic Rock. “Fiz quimioterapia, pela qual estou passando agora, e uma vez que tiver acabado, devo voltar a fazer o que faço.”

O Uriah Heep divulgou um comunicado no site oficial. Leia abaixo:

“É com grande tristeza que anunciamos a morte do nosso amigo, o incrível Trevor Bolder, que morreu depois de uma longa luta contra o câncer. Trevor era um dos grandes de todos os tempos, um dos excepcionais músicos de sua geração, e um dos melhores e mais influentes baixistas que a Grã-Bretanha já produziu.

A longa parceria dele com o Uriah Heep levou a música da banda, e o virtuosismo e entusiasmo de Trevor a centenas de milhares de pessoas pelo mundo. Ele entrou para a banda em 1976 e, fora uma pequena pausa, ficou fixo no grupo até que sua saúde o forçou a parar no início desse ano. Antes de se juntar ao Heep, foi um dos fundadores da lendária banda The Spiders From Mars, de David Bowie, tocando em todos os álbuns-chave deles e em inúmeros shows. Ele também tocou com Wishbone Ash, Cybernauts e The Rats.

‘Trevor foi um grande baixista, cantor e compositor e, mais importante, um grande amigo. Família, amigos e fãs do rock pelo mundo sentirão tristemente a falta dele’, afirmou Mick Box.”