Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Trevor Gordon, da dupla The Marbles, aos 64 anos

Grupo, parceiro do Bee Gees, lançou os hits “Only One Woman” e “The Walls Fell Down”

Redação Publicado em 16/01/2013, às 10h23 - Atualizado às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Marbles - Reprodução / Vídeo
The Marbles - Reprodução / Vídeo

Trevor Gordon, que formava a dupla The Marbles ao lado do primo Graham Bonnet, morreu aos 64 anos. A causa da morte ainda não foi identificada e depende de autópsia, de acordo com o anúncio divulgado no site oficial do antigo companheiro de banda.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Ambos nasceram em Skegness, uma pequena cidade na costa leste da Inglaterra. Um ano mais novo que o primo, Gordon se mudou para a Austrália no fim dos anos 50. Em 1961, aos 13 anos, ele já cantava no programa de TV local apresentado por Johnny O’Keefe. Como a carreira vinha em ascensão, ele foi contratado, com exclusividade, pela emissora ABC australiana.

Foi nessa época em que se tornou amigo dos irmãos Gibb, que firmariam o Bee Gees. Gordon tocou guitarra nas primeiras gravações de canções do trio, como "Peace Of Mind", "Wine And Women" e "Follow The Wind".

Em 1966, o músico voltou à Inglaterra, onde reencontrou o primo e decidiram criar uma banda – no princípio, eles eram conhecidos por Blues Sect e, depois, Bonar Law. Quando o Bee Gees estourou, os irmãos Gibb se lembraram de Gordon e ajudaram o The Marbles a assinar com o selo Polydor Records.

Foi em 1968 que a dupla de Gordon e Bonnet conheceu o auge, quando foi lançado "Only One Woman", canção assinada por Barry, Robin e Maurice Gibb. A música chegou ao 3º lugar das paradas britânicas (veja o vídeo abaixo).

Eles chegaram a entrar de novo nas paradas, com "The Walls Fell Down", mas o sucesso já não foi o mesmo (eles atingiram a 28º posição). A dupla, típica one-hit wonder, lançou um disco homônimo e quatro singles.

Os dois se separaram em 1970 e, enquanto o primo seguia em carreira solo, Gordon se afastou da indústria fonográfica. Passou a participar do programa de TV de Billy Cotton e tornou-se professor de música. Voltou à ativa como guitarrista de jazz, gênero sobre o qual inclusive escreveu um livro, Caged for Jazz Guitar—a Chord Shaped Approach to Jazz Mastery.