Morre Virgil Johnson, do grupo The Velvets, aos 77 anos

Grupo chegou ao 26º lugar nas paradas norte-americanas com o single "Tonight (Could Be the Night)", de 1961

Redação Publicado em 26/02/2013, às 17h29 - Atualizado às 18h14

The Velvets
Reprodução

Professor, DJ e líder do The Velvets, Virgil Johnson morreu neste domingo, 24, aos 77 anos, no Covenant Hospital, na cidade de Lubbock, no Texas. As informações são do site do jornal local Lubbock Avalanche-Journal. A causa da morte não foi divulgada.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Nascido em Cameron, também Texas, em 25 de dezembro de 1935, Virgil Lewis Johnson criou o The Velvets aos 24 anos, quando era professor do ensino médio. O grupo era formado por ele e mais quatro estudantes.

O grupo de doo-wop conseguiu chamar a atenção do lendário Roy Orbison, que os ajudou a conseguir um acordo com o selo Monument Records, de Fred Foster. Lá eles gravaram singles e, entre eles, "Tonight (Could Be The Night)", hit que chegou ao 26º lugar nas paradas norte-americanas.

O país ainda era muito racista na época e isso impossibilitou o grupo de fazer turnês. E, depois de meia dúzia de singles lançados, a banda se desfez.

Johnson voltou a dar aulas e, depois de se aposentar, tornou-se DJ da rádio KDAV, especializada em rock dos anos 50, 60 e início da década de 70.