Morrissey culpa a família real britânica por morte de enfermeira

O cantor suspeita que Kate Middleton foi hospitalizada por “razão nenhuma”

Rolling Stone EUA Publicado em 12/12/2012, às 13h13 - Atualizado às 13h23

Apesar do calor e das falhas dos problemas de som, Morrissey fez show emblemático na última data de sua passagem pelo Brasil, em São Paulo
Stephen Solon/Divulgação

O desdém de longa data de Morrissey pela família real britânica veio à tona novamente quando ele a culpou pelo recente suicídio de uma enfermeira, que deu, sem querer, informações sobre a Duquesa de Cambridge a DJs de uma rádio australiana que passaram um trote ao hospital. Em uma entrevista para o 3 News, da Nova Zelândia, Morrissey disse que era errôneo culpar os DJs pela morte de Jacintha Saldhana, que foi encontrada morta em uma rua perto do hospital londrino onde trabalhava.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Kate Middleton foi hospitalizada por causa de enjôos matinais fortes nos estágios iniciais de sua gravidez, uma explicação que não colou com Morrissey. "Ninguém culpou Kate Middelton que estava no hospital por, pelo que posso ver, razão nenhuma”, ele disse. "Ela não sente nenhuma vergonha pela morte dessa mulher. Ela não está falando nada sobre a morte dessa pobre mulher. A arrogância da realeza britânica é impressionante, absolutamente impressionante; e a razão disso ser permitido eu não entendo.”

O cantor questionou a gravidade da condição física da duquesa, soltando: “É anorexia ou é gravidez? Não sabemos”. Ele ainda disse que tinha certeza que a realeza tinha “colocado pressão máxima nessa pobre recepcionista e enfermeira e, claro, isso foi mantido longe da imprensa. Tenho certeza que a imprensa britânica perseguiu essa mulher até a morte e isso não é falado. Na semana que vem ela já terá sido esquecida. É assim que a família real britânica funciona”.

Isso não é bem verdade. O Duque e a Duquesa de Cambridge divulgaram um comunicado no qual dizem estar “profundamente tristes” com a notícia da morte e que “seus pensamentos e orações estão com a família, amigos e colegas de Jacintha Saldanha nesse momento tão triste”. Um representante da família falou ao The New York Times que “em nenhum momento o palácio reclamou para o hospital a respeito do incidente. Ao contrário, oferecemos todo o nosso apoio às enfermeiras envolvidas e à equipe do hospital em todos os momentos”.