Morrissey não gostou de estar nos Simpsons: ‘São ofensivos e racistas’

Após participar de episódio, vocalista dos Smiths publicou nota e criticou a conduta da série nos últimos anos

Gabriela Piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/04/2021, às 15h00

None
Pôster de Os Simpsons. (Foto: Divulgação / Fox)

The Smiths apareceram em um dos desenhos mais icônicos: Os Simpsons. O episódio Panic On The Streets of Springfield (em tradução livre, pânico nas ruas de Springfield), da 32ª temporada, foi ao ar no domingo, 18. As informações são do site NME.

No capítulo, Lisa ganha um novo amigo imaginário: um cantor indie depressivo dos anos 1980, Quilloughby da banda The Snuffs. Ao contrário da norma, o artista não participou da produção e foi dublado por Benedict Cumberbatch

+++ LEIA MAIS: Os Simpsons tira de circulação episódio de Michael Jackson

Morrissey se envolveu em várias polêmicas nos últimos anos por comentários e atitudes controversas, como quando expulsou um fã de esquerda de um show. Outra vez, em 2019, o vocalista chamou atenção ao usar um símbolo do partido de extrema-direita For Britain no programa de Jimmy Fallon.

No episódio, Os Simpsons mostraram algumas declarações políticas similares com as de Morrissey. Apesar da suposta homenagem, o cantor não gostou da representação e criticou a série em uma publicação do Facebook. 

+++ LEIA MAIS: Os 4 episódios mais polêmicos (e censurados) de Os Simpsons: drogas, homofobia e Rio de Janeiro

"Quando uma série golpeia tão baixo a ponto de usar táticas ofensivas, como a barriga de Morrissey pendurada fora da camisa, faz você se perguntar quem é grosseiro e racista," disse o cantor. "Pior, chamar atenção do personagem deMorrissey por racismo - sem apontar nenhum comportamento específico - não acrescenta em nada. Só serve para insultar o artista."

Morrissey também citou o ator Hank Azaria (Apu Nahasapeemapetilon), quem pediu desculpa para "a Índia inteira" pelo personagem em Simpsons fomentar o racismo estrutural. 

+++LEIA MAIS: Autora do último episódio de Os Simpsons revela ter sido inspiração para série nos anos 1990

Antes de finalizar a publicação, o cantor se defendeu mais uma vez: "Morrissey nunca furtou dinheiro, processou alguém por ataques e fez shows ruins. Além disso, leva o veganismo a sério, assim como o apoio à vida animal." O episódio faz uma crítica ao veganismo do artista.

Por fim, Morrissey criticou o processo criativo dos Simpsonse falou sobre a baixa audiência do seriado nos últimos anos - informação confirmada com dados do Statista.

+++LEIA MAIS: Os Simpsons está melhor que nunca? Nova temporada bate recorde de indicações a prêmios

A produção dos Simpsons não respondeu às críticas do músico.

+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL