Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mortes de pessoas abaixo de 60 anos por Covid superam de idosos pela 1ª vez

A vacinação de idosos é considerada a principal causa para a redução de mortes da faixa-etária

Redação Publicado em 09/06/2021, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Pela primeira vez desde o início da pandemia, as mortes de Covid-19 entre crianças, jovens e adultos superaram o número de óbitos de pessoas a partir de 60 anos. Especialistas apontam a vacinação de idosos como a principal causa para queda de mortes.

Segundo o UOL, as informações são obtidas a partir dos dados dos cartórios de registro civil do país. Os números mostram que entre 30 de maio e 5 de junho, 53,6% das vítimas da Covid-19 tinham menos de 60 anos - na semana anterior, a porcentagem era de 49%, maior até então.

+++LEIA MAIS: 2,6 milhões de idosos não completaram vacinação contra Covid-19 no Brasil

A queda de mortes de idosos é notável, e, conforme noticiado pelo UOL, está diretamente relacionada à vacinação. Na semana anterior ao início da imunização, 77,5% das mortes registradas por Covid-19 foram de vítimas com 60 anos ou mais.

Entre idosos com mais de 80 anos, a redução das mortes por Covid-19 foi ainda maior. Em 2020, eles representaram 30% dos óbitos, mas na última semana o número foi de 13,7% do total de mortes pela doença.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’

Em entrevista ao UOL, Melissa Palmieri, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, explicou: “O que nós estamos observando é uma redução de hospitalização e mortalidade nos grupos que completam as doses. Isso é mais uma resposta para sociedade de que se vacinar é importante. É mais uma ferramenta para nos apoiar a sair desta pandemia.”

Apesar da importância da vacinação para evitar as mortes, a circulação do vírus ainda é preocupante, e mantém alto o número de vítimas adultas. A infectologista Vera Magalhães disse (via UOL):

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recusou vacina a 50% menos do valor pago por EUA e União Europeia

“Nós estamos entrando aparentemente uma terceira onda sem termos saído da segunda, da mesma forma que a gente entrou na segunda sem ter saído completamente da primeira. A gente está numa situação crítica, e os mais jovens são os que se expõem mais para o trabalho, nos transportes coletivos. Eles, infelizmente, não estão vacinados,” concluiu.


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL