Mostra de SP começa nesta sexta, 22

A 34ª edição do evento acontece até 4 de novembro e exibirá mais de 400 filmes; exposições destacam Wim Wenders e Akira Kurosawa

Da redação Publicado em 21/10/2010, às 15h40

Cartazes da Mostra SP 2010: à esquerda, o pôster de Wim Wenders e, à direita, a ilustração de Akira Kurosawa

Ver Galeria
(3 imagens)

A tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta sexta, 22. Em sua 34ª edição, o evento vai até o dia 4 de novembro e exibirá mais de 400 títulos, entre nacionais e internacionais, curtas e longas, selecionados com o critério de reunir aquilo que a sétima arte tem produzido de mais relevante no mundo. Museus, cinemas e centros culturais de toda a cidade de São Paulo participam, somando mais de 20 espaços diferentes projetando as obras.

Também fazem parte da programação exposições de fotos do alemão Wim Wenders, que veio para São Paulo organizar a exibição, e de storyboards originais do japonês Akira Kurosawa, um dos diretores mais celebrados da história do cinema, que completaria 100 anos em 2010 (clique aqui para saber mais sobre a mostra de Kurosawa). Aliás, obras dos dois cineastas estampam a arte dos cartazes da Mostra SP, que em 2010, pela primeira vez, tem duas versões (veja ao lado).

A programação conta ainda com o clássico Metropolis, de Fritz Lang, que será exibido a partir de uma cópia restaurada e com 25 minutos de material inédito. Tem também Gainsbourg - Vida Heróica, cinebiografia do músico francês dirigida por Joann Sfar, o nacional O Corintiano, de Milton Amaral, comédia estrelada por Mazzaropi, outro que foi restaurado. O novato Vips, de Toniko Melo, vencedor da última edição do Festival do Rio, é um dos mais aguardados pelo público paulistano, assim como o vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola, e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, o novo de Woody Allen.

Nesta quinta, 21, o filme O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira (e coproduzido pela Mostra) abre o evento, às 21h, no Auditório do Ibirapuera. Veja no site oficial a programação completa.