Mostra Rumos Cinema e Vídeo 2009/2011 - Linguagens Expandidas começa nesta semana

O evento que acontece entre 16 e 26 de setembro em São Paulo reúne as diversas facetas do audiovisual em 22 trabalhos

Da redação Publicado em 12/09/2010, às 14h05

Imagem do filme O Som do Tempo, de Petrus Cariry, que participa da mostra
Reprodução

A partir da próxima quinta, 16, acontece no Itaú Cultural, em São Paulo, a exibição para o público dos 22 trabalhos escolhidos pelo Rumos Cinema e Vídeo 2009/2011 - Linguagens Expandidas, mostra, organizada pela instituição, que chega à sua sexta edição com a ideia de explorar os limites do audiovisual.

Segundo comunicado oficial, o evento sentiu a necessidade de ampliar seu espectro para além do documentário e do cinema convencional englobando três categorias em seu edital: filmes e vídeos experimentais, eventos multimídia e documentários para web. Os trabalhos que serão apresentados foram selecionados dentre 662 projetos inscritos e possuem os mais diferentes formatos e temas.

As obras da categoria documentários para a web, que se baseia nos temas ruído e velocidade, trazem assuntos que concernem a atual realidade brasileira, além de abordar a própria linguagem visual. Entre os filmes estão: Sinfonia, de Aline Portugal, João Costa, Julia De Simone e Júlia Mariano, que mostra como ruídos que ficam na memória podem virar música e, ainda, acompanha a fabricação de um violino e a experiência de um aluno que tenta aprender a tocar o instrumento; O Som do Tempo, de Petrus Cariry, que mostra um dia na vida de uma mulher do sertão e retrata a relação dela com os sons da cidade e Polivolume: Conexão Livre, de Claudia Afonso, Gabriel Gutierrez e Pedro Vieira, que por meio de uma narrativa poética trata da relação que há entre tempo e espaço.

Será possível assistir aos documentários no site do Itaú Cultural, onde eles depois ficarão arquivados na pasta Rumos. Dentro de "eventos multimídia", performances e instalações exploram um conceito mais abrangente de meios audiovisuais. Destaque para o live cinema de Sequenze, criada por Raimo Benedetti, que mistura interpretações visuais com a obra de Luciano Berio, um compositor italiano conhecido por seu experimentalismo.

A mostra Rumos Cinema e Vídeo 2009/2011 - Linguagens Expandidas vai até o dia 26 de setembro e a programação completa está na página da web do Itaú Cultural.

Rumos Cinema e Vídeo 2009/2011 - Linguagens Expandidas

De 16 a 26 de setembro

Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149

Entrada franca

Informações: 11 2168 1776