Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Motociata de Bolsonaro não entrou para livro de recordes por reunir 1,3 milhão de veículos

Apesar de circular nas redes que a motociata bateu recorde, a organização não mencionou o evento, e o governo de São Paulo estima a presença de 12 mil motos

Redação Publicado em 14/06/2021, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro e apoiadores em motociata (Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images))
Jair Bolsonaro e apoiadores em motociata (Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images))

Jair Bolsonaro (sem partido) liderou uma motociata em São Paulo no sábado, 12, e apesar das informações que circulam online, o evento não bateu recorde por reunir 1,3 milhão de veículos. Na realidade, segundo a Folha de S. Paulo, o governo paulista estima a presença de 12 mil motos.

Desde sábado, 12, circula nas redes sociais que o evento entrou para o Guinness Book, livro de recordes, devido ao número de motos. A motociata de Bolsonaro, contudo, não foi citada pelo perfil da organização, e o ato também não consta no site.

+++LEIA MAIS: ‘Olha o exemplo que estou dando’, diz Bolsonaro sobre tomar cloroquina

Apesar de fake news divulgarem a participação de 1,3 milhão de veículos no ato, em 2020, o número total de motos na cidade de São Paulo era de 1.217.655 (dados do Ministério da Infraestrutura). Assim, para conseguir reunir o número divulgado, organizadores preciasariam convocar 62% de toda a frota de veículos da reunião metropolitana de São Paulo, segundo o Estadão.

Ainda, o processo para validar um novo recorde mundial não é simples ou rápido. O Guinness World Records pede que uma proposta seja realizada no site, em anexo com testemunhas, registros em foto e vídeo - e leva cerca de 12 semanas para análise do conteúdo enviado. 

+++LEIA MAIS: ‘Previsão é de 100 mil motos’, diz Bolsonaro sobre ato em São Paulo

Portanto, mesmo que o Guinness tivesse registrado a presença de 1,3 milhão e fosse configurado um recorde, o tempo não seria suficiente para o ato ser validado.


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL