Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Muse confirma “volta ao básico” com novo single; ouça “Psycho”

Faixa estará em Drones, próximo disco do trio, que chega às lojas em junho

Redação Publicado em 12/03/2015, às 16h43 - Atualizado às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matt Bellamy, vocalista e guitarrista do Muse - Chris Pizzello/AP
Matt Bellamy, vocalista e guitarrista do Muse - Chris Pizzello/AP

“Sinto que será bacana reconectar e relembrar como soamos em uma ‘volta ao básico’”, disse o líder do Muse, Matt Bellamy, em entrevista recente. O comentário do vocalista e guitarrista é confirmado após a liberação de “Psycho”, primeira faixa de Drones – próximo disco do trio –, que ganhou um clipe nesta quinta, 12.

20 anos de Muse: a carreira contada em videoclipes.

“Psycho” traz as guitarras distorcidas que lembram o próprio Muse do começo e meio da carreira, com os vocais já singulares de Bellamy. A faixa também dispensa as estripulias eletrônicas que marcaram o mais recente disco da banda, The 2nd Law (2012), se limitando aos instrumentos tocados pelo trio e algumas inserções de teclados.

O single – assim com seu vídeo – é quase didático em representar o autoritarismo que serve como base conceitual para o sétimo álbum do grupo. “Drones são metáforas de psicopatas que permitem um comportamento psicopata sem retorno”, escreveu Bellamy ao apresentar o disco. “O mundo é liderado por Drones que utilizam Drones para nos transformar em Drones.”

Lembre como foi o show do Muse no Lollapalooza 2014

No comunicado, o vocalista ainda comenta que Drones “explora a jornada de um ser humano, a começar pelo seu abandono e perda de esperança, passando pela doutrinação dele pelo sistema, para ser um drone humano, e chegando a uma eventual deserção dos opressores.”

Conheça “Psycho” abaixo.

A sonoridade mais pesada e “básica” era esperada, como já havia adiantado Bellamy à Rolling Stone EUA: “Eu tenho a forte sensação de que o próximo álbum abrirá mão das coisas adicionais com as quais experimentamos nos dois últimos discos, como as batidas eletrônicas, as sinfonias e o trabalho de orquestra.”

Muse encerrou a segunda noite do Rock in Rio 2013; lembre como foi.

Na última quarta, 11, Drones ganhou data de lançamento (8 de junho) e o Muse anunciou uma turnê pelo Reino Unido, intitulada Psycho UK Tour. O próximo single do álbum é “Dead Inside”, que será lançado na semana do dia 23 de março.

O sétimo disco da carreira do grupo também teve a capa – cuja ilustração e design do encarte foram produzidos pelo artista Matt Mahurin, que já trabalhou com Ramones e Ozzy Osbourne – e a tracklist reveladas (abaixo).

Muse

Tracklist de Drones

1 – “Dead Inside”

2 – “[Drill Sergeant]”

3 – “Psycho”

4 – “Mercy”

5 – “Reapers”

6 – “The Handler”

7 – “[JFK]”

8 – “Defector”

9 – “Revolt”

10 – “Aftermath”

11 – “The Globalist”

12 – “Drones”