Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Muse usa inteligência artificial para lyric video “infinito” de “Dig Down”

Ferramenta busca e reúne clipes de pessoas falando as palavras da letra da música ao redor do mundo

Redação Publicado em 06/07/2017, às 18h10 - Atualizado às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O trio britânico Muse - Divulgação
O trio britânico Muse - Divulgação

O Muse revelou na tarde desta quinta, 6, o novo lyric video da banda. O clipe, para a faixa “Dig Down”, usa inteligência artificial para pesquisar e agrupar vídeos de todo o mundo nos quais pessoas apareçam falando as palavras que constituem a letra do single.

“Usando o mais avançado em termos de máquinas de capacidade de programação, a ferramenta de inteligência artificial tem a tarefa de pesquisar centenas de horas de filmagens em busca de ocorrências das palavras da letra de ‘Dig Down’ e produzir uma biblioteca de clipes em vídeo”, diz a banda no site oficial.

A explicação continua: “Os clipes então são reunidos usando informações de tempo da música original para criar um lyric video no qual cada palavra sai na voz de uma pessoa diferente. O processo será repetido todos os dias – volte amanhã para ver o vídeo atualizado.”

A novidade foi divulgada pela banda na página oficial do Facebook. “Dig Down”, mais recente single do trio britânico, já havia ganhado um videoclipe oficial (abaixo), dirigido por Lance Drake e publicado na internet no fim do último mês de maio. O Muse deve lançar um novo álbum de inéditas em 2018, sucedendo o conceitual Drones, de 2015.