Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Música de Bob Dylan é hino não-oficial em Copenhague

Composta no ápice da Guerra Fria, "A Hard Rain's A-Gonna Fall" serve agora como alerta ambientalista

Da redação Publicado em 07/12/2009, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

"A Hard Rain's A-Gonna Fall", de Bob Dylan, foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como hino não-oficial da conferência sobre mudanças climáticas em Copenhague, capital da Dinamarca.

O evento, que reúne esta semana cerca de 20 mil delegados de 192 países, além de vários líderes mundiais, será epicentro de debates sobre o impacto humano na biosfera do planeta. Nesse sentido, a música de Dylan - que em livre tradução quer dizer algo como "uma chuva dura irá cair" - pode canalizar bem os medos da nossa geração, apesar de ter sido composta em 1962, no ápice da Guerra Fria e sua contígua ameaça de guerra nuclear.

À emissora britânica BBC, David Fricke, editor da Rolling Stone EUA, apostou no poder universal e na durabilidade da canção. "Deixe-me citar alguns versos e vocês vejam se soam familiares", sugeriu. E continuou: "I've stepped in the middle of seven sad forests/ I've been out in front of a dozen dead oceans/ I heard the roar of a wave that could drown the whole world (pisei no meio de sete florestas tristes/ estive ante uma dúzia de oceanos mortos/ ouvi o rugido de uma onda que poderia afogar o mundo inteiro)".

Questionou Fricke: "O que você não reconhece aqui? Todas as imagens e retratos que essas palavras conjuram são tão familiares quanto uma reportagem de TV a cabo de quatro minutos atrás!".

Exposição

"A Hard Rain's A-Gonna Fall" - lançada no segundo álbum do artista, Freewheelin' Bob Dylan, de 1963 - inspirou vários covers. Mas a influência, extrapolada do campo musical, também chegou ao fotógrafo ambiental Mark Edwards, da ONU. Após se perder no deserto do Saara, em 1969, o profissional foi resgatado por nômades da região. "Meu salvador esfregou dois gravetos juntos. Ele fez fogo e tomamos uma boa xícara de chá. Então ele ligou seu velho toca-fitas, e Bob Dylan cantou", disse à BBC.

Edwards afirma que a letra exerceu grande fascínio sobre ele. Tanto que o fotógrafo decidiu encontrar uma imagem correspondente para cada verso da música, projeto que prosseguiu nos anos seguintes. A ONU exibirá o trabalho de Edwards junto com o lançamento de uma rara gravação de Dylan para "A Hard Rain's A-Gonna Fall".