Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Música do Skrillex pode proteger humanos dos mosquitos da febre amarela

"Scary Monsters and Nice Sprites", hit dubstep de 2010, foi o foco de pesquisa dos cientistas

Redação Publicado em 01/04/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Skrillex (Foto: Scott Roth/AP)
Skrillex (Foto: Scott Roth/AP)

Pode parecer uma brincadeira de primeiro de abril, mas cientistas disseram que a música do Skrillex pode ser eficaz para afastar mosquitos.

Em um recente estudo publicado na Acta Tropica, mostra que cientistas estavam ouvindo o hit dubstep "Scary Monsters and Nice Sprites" de 2010 na tentativa de investigar os efeitos da música nos mosquitos da febre amarela.

O grupo de pesquisadores explica: "O som e a sua recepção são cruciais para a reprodução, sobrevivência e manutenção da população de vários animais."

"Nos insetos, as vibrações de baixa frequência facilitam as interações sexuais, enquanto o ruído interrompe a percepção dos sinais de insetos da mesma espécie e hospedeiros."

A track de dubstep é uma mistura de frequências muito altas e muito baixas e por isso, foi escolhida pelos cientistas para ver se o EDM poderia ser capaz de surtir efeito para repelir os insetos. Os cientistas descobriram que a fêmea adulta dos mosquitos é "entretida" pela música, e muitas vezes, atacavam os humanos com menos frequência do que os insetos que não eram expostos a música. Além disso, descobriram que os insetos que são expostos a trilha copulam menos do que os que não a ouviram.

Os cientistas explicaram: "A observação é de que a música pode retardar o ataque do hospedeiro, reduzir a sua alimentação sanguínea e interromper a reprodução. O que fornece novos caminhos para o desenvolvimento de medidas de proteção e controle pessoal baseadas na música contra doenças transmitidas pelo Aedes."

O mosquito da febre amarela é geralmente encontrado em climas tropicais e é conhecido por espalhar doenças mortais, como o zika vírus.

Skrillex ainda não comentou sobre o estudo. 

Algoritmo da Vida: novo projeto da Rolling Stone Brasil busca sintomas de depressão mas redes sociais para prevenção do suicídio: