Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Músico acusa Coldplay de plágio em vídeo

Andy J. Gallagher reparou "similaridades notáveis" entre um clipe seu e "Strawberry Swing", do grupo de Chris Martin

Da redação Publicado em 22/09/2009, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Após livrar-se do processo movido por Joe Satriani, o Coldplay se vê às voltas com nova acusação de plágio, dessa vez pelo cantor e compositor conterrâneo Andy J. Gallagher. Desconhecido do grande público, o britânico apontou "uma porção de similaridades notáveis" entre um vídeo seu, "Something Else", e "Strawberry Swing", feito pela trupe de Chris Martin para a faixa de Viva la Vida or Death and All His Friends.

Em comunicado reproduzido pelo jornal The Guardian, Gallagher denunciou a semelhança entre os dois clipes, que trazem pessoas interagindo com animações feitas a partir de rabiscos de giz. "Acho injusto que 'Strawberry Swing' provavelmente acabe indicados para vários prêmios e seja mundialmente aclamado como pioneiro, quando [o diretor de 'Something Else'] Owen Trevor teve a mesma ideia um anos antes." Atenção que, ao menos em parte, volta-se agora a Andy, enfim.

A diferença mais elementar entre as obras está no orçamento: enquanto o vídeo do músico indie é feito com bem menos dinheiro, valendo-se basicamente de animações em giz branco, o clipe do Coldplay está mais para blockbuster da categoria.

Gallagher, no entanto, adotou postura menos rígida em comparação a outros artistas que colaram à banda a pecha de plagiadora - além de Satriani, há Yusuf Islam (ex-Cat Stevens) e o vocalista da menos conhecida Creaky Boards.

"Não posso afirmar que eles me copiaram", ressalvou Gallagher. Contudo, ao comunicar a hipótese à administração do grupo, o artista recebeu mais uma evasiva do que um "não" enfático. "Receio que a parte criativa do vídeo foi escrita pela [produtora] Shynola, não pelo Coldplay."

A produtora - formada por quatro artistas e responsável por vídeos de Radiohead, Blur, Beck e Stephen Malkmus, além de estar por trás da animação da adaptação cinematográfica de O Guia do Mochileiro das Galáxias - não comentou o caso.

Compare os dois vídeos: