Músico acusa Coldplay de plágio em vídeo

Andy J. Gallagher reparou "similaridades notáveis" entre um clipe seu e "Strawberry Swing", do grupo de Chris Martin

Da redação Publicado em 22/09/2009, às 12h59

Após livrar-se do processo movido por Joe Satriani, o Coldplay se vê às voltas com nova acusação de plágio, dessa vez pelo cantor e compositor conterrâneo Andy J. Gallagher. Desconhecido do grande público, o britânico apontou "uma porção de similaridades notáveis" entre um vídeo seu, "Something Else", e "Strawberry Swing", feito pela trupe de Chris Martin para a faixa de Viva la Vida or Death and All His Friends.

Em comunicado reproduzido pelo jornal The Guardian, Gallagher denunciou a semelhança entre os dois clipes, que trazem pessoas interagindo com animações feitas a partir de rabiscos de giz. "Acho injusto que 'Strawberry Swing' provavelmente acabe indicados para vários prêmios e seja mundialmente aclamado como pioneiro, quando [o diretor de 'Something Else'] Owen Trevor teve a mesma ideia um anos antes." Atenção que, ao menos em parte, volta-se agora a Andy, enfim.

A diferença mais elementar entre as obras está no orçamento: enquanto o vídeo do músico indie é feito com bem menos dinheiro, valendo-se basicamente de animações em giz branco, o clipe do Coldplay está mais para blockbuster da categoria.

Gallagher, no entanto, adotou postura menos rígida em comparação a outros artistas que colaram à banda a pecha de plagiadora - além de Satriani, há Yusuf Islam (ex-Cat Stevens) e o vocalista da menos conhecida Creaky Boards.

"Não posso afirmar que eles me copiaram", ressalvou Gallagher. Contudo, ao comunicar a hipótese à administração do grupo, o artista recebeu mais uma evasiva do que um "não" enfático. "Receio que a parte criativa do vídeo foi escrita pela [produtora] Shynola, não pelo Coldplay."

A produtora - formada por quatro artistas e responsável por vídeos de Radiohead, Blur, Beck e Stephen Malkmus, além de estar por trás da animação da adaptação cinematográfica de O Guia do Mochileiro das Galáxias - não comentou o caso.

Compare os dois vídeos: