Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"Estou animado para ver todo mundo de novo”, diz integrante do Cut Copy sobre show em São Paulo

Banda australiana se apresenta no festival Moto Music on Stage nesta sexta, 6

Luísa Jubilut Publicado em 05/06/2014, às 16h44 - Atualizado às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cut Copy - Divulgação
Cut Copy - Divulgação

Três anos e um novo disco após a última passagem do Cut Copy pelo Brasil, o quarteto australiano de synthpop retorna a São Paulo para uma apresentação no festival Moto Music on Stage – que também conta com as bandas Database, The Drone Lovers e Selvagem - nesta sexta-feira, 6, na Audio Club SP. A última turnê, impulsionada pelo disco Zonoscope, foi fundamental para encontrar os novos elementos presentes em Free Your Mind, lançado no ano passado. “Nós usamos vários teclados diferentes, baterias eletrônicas e efeitos”, diz Tim Hoey à Rolling Stone Brasil. “Muito disso levou ao novo álbum. Também houve a formação deste novo tema, e um senso de euforia que foi explorado em Free Your Mind.”

Parte novo som do grupo, formado em 2001, veio da absorção dos ambientes da turnê - Dan Whitford, Mitchell Dean Scott, Ben Browning e Hoey cultivaram o hábito de comprar discos, ir a shows, visitar museus, e explorar a arquitetura das cidades selecionadas. “Nós sempre levamos essas experiências conosco para casa”, ele conta. “Elas dão o impulso para escrever novas músicas.” A apresentação desta sexta promete não só contemplar o repertório de F.Y.M., mas equilibrar as novas faixas com hits de Bright Like Neon Love,In Ghost Colours e Zonoscope. “Ter quatro álbuns torna mais difícil encaixar tudo aquilo que as pessoas querem ouvir”, diz Hoey. Para ele, a parte visual da performance – que incluiu um show de luzes e de vídeo – garante um intenso espetáculo à parte.

A popularização da música eletrônica é uma movimentação observada de perto pelo músico. O gênero, segundo ele, tem caído cada vez mais no gosto mainstream. “Essas coisas se movimentam em ciclos”, ele pondera. “Existe uma cena eletrônica forte em todas as eras.” E no aspecto disseminador, a internet exerce um papel dúbio. “É uma faca de dois gumes. Existe um acesso tão imediato à música online que, por vezes, bandas, músicas e artistas passam despercebidos. Ou as pessoas não têm paciência de investir em certas bandas e artistas. Mas tudo se resume à composição. Se você não está fazendo música de substância será mais difícil conseguir atenção.” Resta esperar que as pessoas, abertas à cena eletrônica atual, tenham a iniciativa de ir além e explorar os pioneiros do gênero. “Há tantos artistas e produtores de música eletrônica que não recebem o reconhecimento devido”, lamenta.

A apresentação em São Paulo acontece menos de uma semana antes da Copa – é, sem sombra de dúvidas, um cenário recheado de experiências inspiradoras a serem absorvidas pelo grupo. Contudo, não haverá tempo para assistir à abertura ou a jogos: a turnê precisa seguir em frente. “Nós bem que queríamos”, diz Hoey, que vai aproveitar a passagem por São Paulo para visitar o Rio. “O Brasil é um lugar tão lindo, e os últimos shows que fizemos foram incríveis. Estou animado para ver todo mundo de novo.”

Cut Copy no Moto Music On Stage

Sexta-feira, 6 de junho, às 22h

Local: Audio Club SP - Av. Francisco Matarazzo, 694 – Barra Funda

Ingresso: Entre R$ 140 e R$ 160 (há meia entrada)

Informações: (11) 2027-0777