Músicos poderão ter faixas próprias no Rock Band

Harmonix e MTV lançam rede capaz de transformar qualquer composição em arquivo compatível com o jogo; músicas selecionadas ficarão à venda na web

Da redação Publicado em 20/07/2009, às 16h05

Aspirantes a rockstars terão a oportunidade de divulgar sua próprias composições no game Rock Band. As empresas responsáveis pelo jogo, Harmonix e MTV Games, anunciaram a criação de uma rede, batizada de Rock Band Network, capaz de transformar qualquer música em arquivos compatíveis com o jogo - e colocados à venda na internet.

O anúncio da novidade foi dado nesta segunda, 20, e prevê que a inovação chegue ao alcance dos jogadores em agosto. De acordo com a Rolling Stone EUA, as canções deverão passar primeiro por um teste no site creators.rockband.com. Para isso, o internauta deve ser sócio do site XNA Creators Club Online, da Microsoft, pelo preço de US$ 49.99, por quatro meses, ou US$ 99.99, por um ano.

Ao ser aprovada, a faixa vai para a prateleira do Rock Band Network Store. Inicialmente, a venda será exclusiva para o console de Xbox 360, por um período de 30 dias. Uma seleção de músicas aprovadas será disponibilizada posteriormente para PlayStation 3 e Nintendo Wii. "Nossa meta com o Rock Band sempre foi ir além de fazer games musicais e criar uma verdadeira plataforma musical", afirmou Alex Rigopulos, CEO e cofundador da Harmonix, em comunicado à imprensa norte-americana.

Os autores das faixas escolhidas ganharão o devido retorno, garantido pela Harmonix e MTV Games. Segundo a RS EUA, os músicos poderão opinar no preço das próprias canções, baseados em uma tabela de valores, e serão pagos de acordo com o uso das royalties da obra.

O lançamento da rede incrementa as novidades no mundo dos games em 2009. No dia 1º de setembro, chega às lojas a quinta edição do precursor Guitar Hero, seguido pelo aguardado The Beatles: Rock Band, oito dias depois.