Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Myspace perde mais de 50 milhões de músicas de seus arquivos

Site trocou de servidor e perdeu o equivalente a 12 anos de publicações

Redação Publicado em 18/03/2019, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artic Monkeys foi uma das bandas que cresceu através do site (Foto: Thais Azevedo)
Artic Monkeys foi uma das bandas que cresceu através do site (Foto: Thais Azevedo)

Muito antes do Facebook, Twitter, Instagram e Tumblr, o Myspace era a rede social do momento. Por permitir a postagem de diversas fotos e arquivos de música, o site era usado por diversas bandas para divulgar seus trabalhos.

Músicos como Artic Monkeys,  Rihanna, Panic! At The Disco e diversos outros lançavam singles e até álbuns inteiros pela plataforma e seu player.

Entre 2003 e 2015, a companhia tinha cerca de 14 milhões de perfis musicais que somavam pouco mais de 53 milhões de faixas de som, além de fotos e vídeos. Porém, em uma falha de sistema, todas as mídias pararam de funcionar em 2018.

Nesta segunda, 18, a companhia informou em um comunicado oficial que a perda dos arquivos é permanente. “Como resultado da migração de servidor, quaisquer fotos, vídeos e arquivos de áudio postados há mais de 3 anos podem não estar mais disponíveis no Myspace. Nós nos desculpamos pelo inconveniente e sugerimos que vocês mantenham suas cópias de backup seguras.”

Para Andy Baio, fundador do Kickstarter, a perda não é resultado de um descuido do Myspace, e na verdade ocorreu por conta de corte de custos para a empresa. “Eu tenho sérias dúvidas se isso foi um acidente. Incompetência sem tamanho soa mal, mas ainda é melhor do que ‘nós não nos importamos com o esforço e com o custo de migrar e repostar 50 milhões de MP3s antigos”, opinou o empresário.

Lançado em 2003, o Myspace foi um grande sucesso, e chegou a ter mais acessos diários do que o Google.

Algoritmo da Vida: novo projeto da Rolling Stone Brasil busca sintomas de depressão mas redes sociais para prevenção do suicídio: