Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“Não faremos um show, mostraremos parte da história musical do Brasil”, diz DJ Hum

Pioneiro do hip-hop nacional, músico volta a tocar com o parceiro Thaíde após 15 anos longe dos palcos

Lucas Brêda Publicado em 05/12/2015, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A dupla de hip-hop Thaíde & DJ Hum em reencontro após 15 anos, para um show em São Paulo - Reprodução/Facebook
A dupla de hip-hop Thaíde & DJ Hum em reencontro após 15 anos, para um show em São Paulo - Reprodução/Facebook

Desde um show no fim do ano 2000, a dupla seminal para o hip-hop brasileiro Thaíde & DJ Hum nunca mais subiu a um palco como duo. “Não pensamos em tocar juntos novamente”, diz Humberto Martins, o DJ Hum. “Não se cogitava isso”. Este sábado, 5, ele volta a tocar com o rapper Thaíde em um evento gratuito do Meca, no Complexo do Brás, em São Paulo – após 15 anos.

Entrevista: "Sou de esquerda na política e no candomblé", diz Thaíde.

“Não foi nada grave”, conta Humberto sobre a separação. “O processo musical vinha se desgastando. Não pela relação pessoal, mas por querermos novos caminhos. Pintaram outras coisas na nossa vida artística”. Enquanto Thaíde passou a apresentar programas de TV – Yo! MTV Raps, Manos & Minas, A Liga, entre outras atividades –, Humberto começou a ter um programa de rádio aos sábados, na paulistana 105 FM, e a produzir rappers país afora.

O show de retorno deste fim de semana começou a ser arquitetado em 2014, na Virada Cultural de São Paulo. Na ocasião, eles fizeram uma participação em uma apresentação que recriou o disco Hip-hop Cultura de Rua (1988) ao vivo no Theatro Municipal. Thaíde & DJ Hum tocaram “Corpo Fechado” e “Homens da Lei”, as duas músicas deles que estavam na coletânea, que foi produzida por Nasi e André Jung, do Ira!, e é considerada o primeiro álbum brasileiro de hip-hop em todos os tempos.

“Foi um lance legal, de grande comoção”, assume o DJ. “As pessoas tinham 15 ou 16 anos e hoje estão na casa dos 40, essas pessoas estavam lá. Nosso repertório marcou a adolescência deles”. Depois da participação na Virada Cultural, entretanto, cada metade da dupla seguiu a vida profissional individualmente. “Aí recebemos o convite [do Meca] e achamos interessante”, acrescenta. “[O show] não é pelos fãs, é para os fãs.”

Quando subirem ao palco às 21h deste sábado, 5, Thaíde & DJ Hum vão resgatar as músicas mais conhecidas dos seis discos que eles lançaram majoritariamente nos anos 1990. “Estava tudo guardadinho, só catamos e botamos para ensaiar”, diz Humberto, que afirma não ter modificado em nada a estrutura das apresentações de 20 anos arás. “Não estamos fazendo um show, mas sim mostrando uma parte da história musical de São Paulo e do Brasil. Tem conotação artística, mas tem mais o lado social. Queremos que as pessoas compreendam algo que foi um marco.”

Baseado na música negra norte-americana – principalmente no soul e funk – dos anos 1980, o hip-hop feito pela dupla não chegava perto de ter a produção que o gênero tem atualmente. Carregada pelo groove, a sonoridade destacava os longos versos e estrofes do MC, quase sempre em defesa dos direitos dos negros e com as contundentes críticas sociais inclusas. “Falávamos o que as pessoas precisavam ouvir – não o que elas queriam ouvir”, analisa o DJ.

“Rap está em alta, está na moda”, segue ele. “Na época a gente brigava por isso. Para ter uma casa [de shows], para um aprovar um edital. Os shows de rap eram marcados pelo orelhão, pelo bar”. Humberto, contudo, aprova o que há de mais reconhecido na produção do gênero no Brasil atual. “Criolo é um ótimo letrista e cantor. Emicida é insistente, fez um ótimo disco, baseado no povo afrodescendente. O Criolo vem misturando rap com a música brasileira. Esse caminho é ótimo.”

Se o hip-hop se tornou um gigante no Brasil, muito se deve a Thaíde & DJ Hum. No disco Hip Hop Na Veia, de 1990, Thaíde cantava: “Tem muitos rappers, muita gente boa, mas não sabem ainda o que é o hip-hop. Eles acham que é só chegar, fazer um rap – “Minha mãe foi na feira, comprou isso e aquilo” –, mas não sabem o que tem que sentir no sangue, sabe? Tem muitas casas tocando hip-hop porque é moda, tenho certeza que talvez ano que vem elas parem de tocar.”

“Nós vínhamos da periferia, sem estrutura”, conta DJ Hum. “Conseguir gravar um disco, ter conta bancária: aquilo deu uma chave de esperança, de que realmente a música poderia abrir e mudar. O barato era foda: baile de negro era para negro, de branco era para branco. Nas rádios também existia uma linha imaginária. Achávamos que através da música iríamos quebrar barreiras – e conseguimos, de certa forma. Porque hoje vemos um negro – que a sociedade descrimina – conseguir se expressar.”

A primeira apresentação de Thaíde & DJ Hum em 15 anos, no festival do Meca – que também conta com shows da banda norte-americana Trails and Ways, da cantora Lia Paris e do grupo Galaxy IV – certamente terá caráter saudosista, de retornar a um passado tão duro quanto produtivo e importante. E, como reforça, não significa uma “volta” definitiva da dupla.

“Estamos encarando essa primeira aparição como um projeto especial, um revival”, confessa Humberto. “Não posso afirmar que é uma volta – ainda não é. Mas é uma oportunidade para reviver um momento. E, para quem não estava lá, conhecer como surgiu o hip-hop.”

Festival do Meca com Thaíde & DJ Hum

5 de dezembro (sábado), entre 15h e 3h

Complexo do Brás – Rua do Bucolismo, 81, Brás – São Paulo (SP)

Ingressos: gratuito (capacidade de 3 mil pessoas), inscrições aqui

Programação

16h – Lia Paris

18h – Galaxy IV

21h – Thaíde e DJ Hum

23h – Trails and Ways