Nas e Damian Marley falam sobre parceria em vídeo

Dupla trabalha no álbum Distant Relatives, que pretende resgatar as raízes africanas dos músicos

Da redação Publicado em 04/07/2009, às 13h39

O veterano do hip hop Nas e Damian, filho caçula de Bob Marley, trabalham atualmente em Distant Relatives, primeiro álbum em parceria da dupla. Nesta semana, eles divulgaram um vídeo comentando o processo criativo do trabalho. Assista abaixo:

NAS & DAMIAN "JR GONG" MARLEY DISTANT RELATIVES preview from nabil elderkin on Vimeo.

O título, que em português quer dizer "parentes distantes", comunica as raízes africanas ancestrais compartilhadas entre norte-americano e jamaicano. Ganhador de três Grammy, Damian (que tinha dois anos quando o pai morreu, em 1981) já havia convidado Nas para participar na faixa "Road to Zion", de seu terceiro disco, Welcome to Jamrock (2005).

"Este projeto é sobre se juntar e fazer alguma música em prol da África. É para isso que estamos fazendo tudo, para trazer consciência", disse Damian "Gong Jr." Marley, no vídeo - que ganhou direção de Nabil Elderkin, responsável por "Paranoid", clipe de Kanye West estrelando Rihanna.

Nas cenas do duo trabalhando no estúdio, há um preview de Distant Relatives. O trecho de uma música alerta que "as informações" que o mundo recebe "sobre a África estão erradas". Em outra parte, há o coral de crianças. "Tenho uma chance de dizer o que vou dizer agora", diz Nas. "Eles precisam acordar. Não é uma questão de nós falarmos 'quem somos nós para alertar aos outros para acordar' - você precisa acordar."

Ziggy Marley, irmão de Damian, também trabalha em um álbum com convidados - mas Damian fica, inicialmente, de fora: do clã Marley, só chamou as mulheres, no trabalho voltado ao público infantil.