Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nas Paredes da Pedra Encantada estreará neste semestre

Filme sobre Paêbirú, disco de Lula Côrtes e Zé Ramalho, fará parte da programação do Festival Internacional do Documentário Musical, que começa em abril

Da redação Publicado em 28/03/2011, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula Côrtes na Casa de Beberibe, em Recife, ambiente no qual o álbum <i>Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol</i> foi concebido - Cristiano Bastos
Lula Côrtes na Casa de Beberibe, em Recife, ambiente no qual o álbum <i>Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol</i> foi concebido - Cristiano Bastos

Nas Paredes da Pedra Encantada, longa-metragem dirigido por Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim sobre Paêbirú, disco de Lula Côrtes e Zé Ramalho (hoje o vinil mais caro do Brasil), estreará na 3ª edição do Festival Internacional do Documentário Musical, o In-Edit. A informação foi dada por Bastos ao site da Rolling Stone Brasil.

O evento teve sua data alterada (ele estava programado para março) e acontecerá neste ano entre os dias 28 de abril e 8 de maio em São Paulo, e de 6 a 12 de maio no Rio de Janeiro (a programação completa será divulgada na próxima semana). Nas Paredes da Pedra Encantada é um road movie que viaja pelas lendas do mítico Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol, álbum lançando em 1975 por Lula Côrtes (que morreu no último sábado, 26 - leia aqui) e Zé Ramalho.

A história de Paêbirú foi tema de uma matéria publicada na edição 24 da Rolling Stone Brasil, escrita pelo próprio Cristiano Bastos. Clique aqui para ler.

Segundo a sinopse do documentário, Bastos e Bomfim arrumaram uma Kombi para levar Côrtes de volta a Ingá, recanto do agreste paraibano envolto no misticismo de uma pedra talhada com signos pré-milenares. Entre as lembranças de Lula e as histórias de figuras diversas da cena udigrudi nordestina (como Lailson, Alceu Valença e Kátia Mezel), o filme investiga, não só a riqueza musical de Paêbirú, mas também o imaginário particular do interior da Paraíba e o momento psicodélico dos anos 70 na ponte entre Recife e João Pessoa.

O álbum foi lançado com uma tiragem única de 1300 exemplares e cerca de mil cópias se perderam com a enchente que assolou Recife no mesmo ano de estreia do disco, 1975. Hoje, o vinil original (ele foi relançado no formato pelo selo inglês Mr. Bongo, em 2008) chega a custar R$ 4 mil.

Lula Côrtes compareceria à estreia do filme junto aos diretores, mas não resistiu ao câncer na garganta e morreu aos 61 anos. O cantor, compositor e poeta pernambucano foi dos primeiros artistas a misturar ritmos regionais nordestinos com rock.

Assista abaixo um teaser de Nas Paredes da Pedra Encantada: