Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The National fez show intenso em São Paulo

Conhecida por apresentações vigorosas, banda tocou por quase duas horas na capital, mesclando o repertório do disco High Violet a sucessos antigos

Por Bruna Veloso Publicado em 06/04/2011, às 23h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vocalista Matt Berninger, em show realizado em São Paulo na última terça, 5 - Divulgação/Jonas Oliveira
O vocalista Matt Berninger, em show realizado em São Paulo na última terça, 5 - Divulgação/Jonas Oliveira

Atualizada às 22h59

O show do The National é um bom exemplo do quanto uma banda pode ser maior ao vivo que em seus discos. Se nos álbuns o grupo passa uma imagem quase fria, no palco os cinco integrantes são mais do que "corretos": o modo apaixonado de cantar do vocalista Matt Berninger e a competência instrumental de seus companheiros, igualmente entretidos em entregar uma boa apresentação, fazem valer o ingresso. Para sorte dos paulistanos, a banda agendou uma data em São Paulo na noite desta terça, 5, depois de passar pelo Lollapalooza Chile. Foi a segunda passagem do quinteto, nascido no estado de Ohio (Estados Unidos), pelo Brasil - a primeira foi em 2008, no extinto Tim Festival.

Com 110 minutos de duração, o show passeou pelos três últimos trabalhos de estúdio da banda (são cinco, no total). O elogiado High Violet, eleito pela Rolling Stone Brasil o quinto melhor disco internacional de 2010, foi mostrado quase na íntegra: das 11 faixas da tracklist original, apenas "Lemonworld" foi descartada.

Veja a lista dos dez melhores álbuns internacionais de 2010, eleitos pela Rolling Stone Brasil.

O Citibank Hall, casa de espetáculos que abrigou a banda na capital paulista, estava longe da lotação máxima - ainda assim, Matt manteve sua característica intensidade no palco, cantando agarrado ao pedestal, andando em círculos em frente à bateria e, muitas vezes, gritando, algo não tão comum nos discos. Todo de preto e bebendo o que parecia ser vinho, ele surgiu diante do público às 21h50, com cerca de 20 minutos de atraso, mostrando "Runaway".

As luzes - ora claras, vindas do fundo palco, ora escuras, jogadas diretamente à frente da banda (como em "Mistaken for Strangers", a terceira da noite) - foram essenciais na composição do show, ainda mais com os telões desligados.

Matt falou diretamente à plateia lá pelo meio da apresentação, para introduzir "Conversation 16". "Essa música é sobre pessoas que se amam tanto, que acabam se comendo [aqui, no sentido de engolir]", explicou o vocalista sobre uma das mais belas composições de High Violet.

Formada também pelos irmãos gêmeos Aaron e Bryce Dessner, na maior parte do tempo nas guitarras (Aaron pega o baixo em alguns momentos, e Bryce ajuda nos teclados), e pelos também irmãos Bryan Devendorf (bateria) e Scott Devendorf (baixo), ao vivo a banda ainda ganha o reforço de um trompetista e um trombonista. Toda a atmosfera sombria, melancólica e densa das versões de estúdio é transportada para o palco com maestria, com o ingrediente extra do vigor com que cada um se dedica a seu instrumento.

"Abel", uma das músicas mais ruidosas do repertório do National, teve Matt gastando sua voz de barítono em berros. Pouco depois, o vocalista também agradeceu os gritos do público. "Vocês são muito mais barulhentos que os norte-americanos. Parece até que somos o Kings of Leon", brincou.

Ao fim do hit "Fake Empire", seguido por palmas da plateia, depois que Bryce e Aaron se aproximaram do público com suas guitarras levantadas, a banda deixou o palco. O bis, dois minutos depois, foi a melhor parte da noite. Aaron introduziu "Wasp Nest", do EP Cherry Tree (2004) como "a música preferida da minha mãe" - em seguida, Matt agradeceu novamente, de forma bem-humorada. "Obrigado, geralmente somos atingidos por camisinhas, fraldas, luvas cirúrgicas... Pensei em mais umas sete coisas nojentas, mas não vou falar", disse o cantor, que atualmente, como seus colegas de banda, reside em Nova York.

O final teve Matt descendo para o meio do público em uma versão febril de "Mr. November"; e, em seguida, o vocalista em cima da grade que o separava dos espectadores, cantando "Terrible Love". Quando os fãs pensaram que não havia melhor forma de terminar a apresentação, a banda emendou "About Today". Em seguida, apenas ao som de violões e com Matt cantando sem microfone, muitos ajudaram a cantar "Vanderlyle Crybaby Geeks". Ainda que o final tenha sido irrepreensível, ficou a imagem de algumas pessoas desagradáveis, que gritaram irritantemente no início da faixa.