Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vanessa da Mata e Carlinhos Brown lançarão discos em 2010

Artistas revelaram planos nesta terça, 30, durante entrevista coletiva de imprensa do projeto Natura Musical; Cidadão Instigado e Pequeno Cidadão também serão patrocinados pelo programa

Por Fernanda Catania Publicado em 31/03/2010, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanessa da Mata cantou "Minha Herança, Uma Flor" para anunciar novo projeto, patrocinado pela Natura Musical - Divulgação/Fábio Chiba
Vanessa da Mata cantou "Minha Herança, Uma Flor" para anunciar novo projeto, patrocinado pela Natura Musical - Divulgação/Fábio Chiba

Para celebrar os cinco anos do programa Natura Musical, a Natura criou novos projetos para este ano, divulgados nesta terça-feira, 30, durante uma entrevista coletiva de imprensa realizada no Porão das Artes, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Dentre as principais atrações desta edição, estão os lançamentos dos discos e turnês dos cantores Carlinhos Brown e Vanessa da Mata, além do DVD do Pequeno Cidadão, projeto de música para crianças criado por Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto.

Nascido em 2005, o Natura Musical é um programa de incentivo cultural com o intuito de dar apoio a artistas e projetos musicais (no total, já são mais de 130 projetos patrocinados). Na edição 2010, a ideia é sair do circuito Rio-São Paulo e atingir outras regiões do país, visando o desenvolvimento social. "Nada melhor que a música brasileira para fazer isso", disse José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura, durante a coletiva.

Ainda serão lançados projetos que fazem parte do edital do ano passado, como a turnê de Scandurra junto à banda Cidadão Instigado, o álbum Feito Para Acabar, de Marcelo Jeneci, o CD comemorativo dos 35 anos de carreira e parceria da dupla Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, e o Festival In-Edit Brasil, que já teve a primeira parte realizada no mês de março, em São Paulo, e também será levado ao Rio de Janeiro, de 2 a 8 de abril.

Outro destaque é o filme A Música Segundo Tom Jobim, previsto para estrear em dezembro. Com direção de Dora Jobim e Nelson Pereira dos Santos e curadoria de Paulo Jobim, o documentário apresenta, pela primeira vez nos cinemas, a obra do maestro e compositor brasileiro.

A ampliação da atuação do projeto também acontece por meio da criação de dois canais de comunicação. O site Natura Musical (www.naturamusical.com.br), no ar a partir do dia 5 de abril, será dedicado a disponibilizar novidades e conteúdos inéditos de artistas brasileiros relacionados ao programa. Além deste, surge também o Rádio Natura Musical. Apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo, o programa diário terá duração de 5 minutos. Nele, o artista convidado vai contar a história da criação de uma música e, em seguida, a mesma canção será executada. Também haverá uma atração no formato semanal, com duração de 30 minutos, mas ainda não há nada definido. A estreia acontece nesta quarta-feira, 31, com a participação de Erasmo Carlos, nas rádios Eldorado (São Paulo, às 12h40), Litoral (Santos, às 12h) e Paradiso (Rio de Janeiro, às 17h25).

Palhinha

Para anunciar as novidades do projeto, os cantores Carlinhos Brown e Vanessa da Mata se apresentaram, separadamente, durante a coletiva.

Carlinhos cantou "Pestaneja", uma das músicas que estará presente no repertório de seu próximo disco, que, segundo ele explica, terá elementos da música sertaneja. "A melodia da música sertaneja hoje, embora seja um sucesso, é mais da música pop do que da sertaneja em si. O que conheco de música sertaneja vem do alto sertão nordestino. E eu quero partir pra esse lado, quem tem canção e poesia", disse Carlinhos em entrevista ao site da Rolling Stone Brasil (leia mais aqui).

Depois, foi a vez de Vanessa da Mata se apresentar no palco montado no Porão das Artes. A cantora, no entanto, não cantou uma música inédita, mas a já conhecida "Minha Herança, Uma Flor", do disco Sim (2007). Sobre seu próximo trabalho, Vanessa falou pouco. O disco será feito só de músicas inéditas e produzido, mais uma vez, por Kassin e Mario Caldato. "Tenho muitas músicas, mas vou ter que tirar algumas, porque não gosto de álbum muito longo. Acho que CD tem que deixar saudade, fazer com que você volte para ouvir mais."

Após o lançamento, no segundo semestre, a cantora embarca em uma turnê por algumas cidades interioranas do Brasil. "Esse projeto é lindo, porque eu nunca consegui levar meu show a cidades do interior, é muito caro, chega a ser utópico", explicou.

Vários cidadãos

De um lado, Pequeno Cidadão, de outro, Cidadão Instigado, e, no meio dos dois, Edgard Scandurra.

A proximidade cada vez maior entre o guitarrista Scandurra e o grupo Cidadão Instigado resultou o projeto Na Área, realizado pela Natura Musical em 2009. Agora, no mês de maio, os artistas vão sair em turnê, com ingressos a preços populares, por cidades universitárias. A turnê vai começar no dia 6, em Caruaru (PE), e passar por Campina Grande (PB, 7), Caxias do Sul (RS, 27), Joinville (SC, 28), e, por último, pela cidade de São Paulo, ainda sem data definida.

Inicialmente, a apresentação será dividida em dois shows separados da banda liderada por Catatau e do trabalho solo do ex-Ira!. No final, claro, os artistas devem se juntar. A turnê ainda conta com um bate-papo entre Catatau, Scandurra e os alunos de três universidades Federais.

"O mais legal de tocar em um circuito universitário é que vamos pegar um público ávido de informação, que tem a característica de ser aberto a todos os estilos musicais. Sem contar a importância de se afastar do circuito manjado das grandes capitais", disse Scandurra.

Já Catatau destaca a valorização dada pelo programa a bandas independentes, como o Cidadão Instigado, "além de poder estar com o melhor guitarrista de rock do país", referindo-se a Scandurra.

A Natura também vai parocinar o DVD do Pequeno Cidadão. O DVD vai contar com uma animação para cada uma das 14 faixas, que fazem parte do CD de estreia autointitulado, de 2009.

A ideia surgiu de uma proposta feita pela MTV de usar as músicas do disco e fazer vinhetas animadas de 10 segundos para passar durante a programação do canal. "Desde então, ficamos com esse sonho de fazer um DVD de animações. Tipo o nosso próprio Yellow Submarine", disse Arnaldo Antunes.

Com o lançamento do DVD, com certeza as apresentações do grupo vão mudar. "A gente já usava algumas coisas relacionadas às músicas no telão, agora vamos ter um show completo com animações. Vai virar um Pink Floyd para bebês", finalizou Taciana.