Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Negado título de herói nacional a Bob Marley

Comissão jamaicana estudava dar ao reggaeiro a maior honraria do país

Da redação Publicado em 06/10/2008, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Uma comissão jamaicana que é responsável por dar honrarias a cidadãos negou neste fim de semana o título de herói nacional ao falecido Bob Marley, o maior expoente do reggae no país - e no mundo. Marley é dono de outro título oficial do governo jamaicano, a ordem ao mérito.

Todos os sete jamaicanos donos do título de herói nacional lutaram contra a escravidão e o domínio de forças imperialistas no país. De acordo com a Ordem do Patrimônio Jamaicano, as conquistas musicais de Marley não são suficientes para considerá-lo herói, honraria dada àqueles que "prestaram serviços da natureza mais distinta para a Jamaica".

Marley ainda terá uma outra chance de ser considerado herói nacional, em uma sessão do parlamento jamaicano marcada para o ano que vem. Mesmo assim, a Ordem do Patrimônio já estuda a criação de um novo título para o músico, que seria mais importante do que sua ordem ao mérito.

Atualmente, dois documentários sobre Bob Marley estão sendo produzidos, um sob o comando do cineasta Martin Scorsese e outro com produção da ex-esposa do cantor, Rita Marley. Nenhum tem data de previsão para ser lançado.