Neil Young e Jack White gravam vinil ao vivo no Tonight Show

O músico canadense tocou a cover “Crazy” dentro de uma cabine de gravações de 1947 pertencente a White

Rolling Stone EUA Publicado em 13/05/2014, às 15h36 - Atualizado às 16h30

Galeria - 27 discos para ouvir - Neil Young
Reprodução/Facebook oficial

Neil Young fez história na noite desta segunda, 12, no The Tonight Show, tocando “Crazy”, enquanto Jack White prensou a música em vinil ao vivo em frente à plateia no estúdio. Ambos os artistas apareceram no programa de TV para promover o novo disco de covers de Neil Young, A Letter Home, que foi recentemente lançado pela gravadora de Jack White, a Third Man Records.

Jack White divulga vídeo explicando o lançamento de Lazaretto em “Ultra LP”.

Young e White conversaram com Fallon antes da performance, revelando afinidades entre eles no gosto por carros elétricos e dando detalhes de como A Letter Home foi feito. White ainda explicou a história da Voice-O-Graph, a cabine gravadora de vinil de 1947 restaurada, onde Young gravou o disco. Uma vez que White passou uma década procurando e um ano e meio restaurando a cabine, ela só chegou à Third Man Records para o Record Store Day de 2013.

Depois da entrevista, Young entrou na caixa para tocar “Crazy”, uma cover do hit de 1961 de Willie Nelson, popularizado por Patsy Cline. Young, White, Fallon e o convidado Louis C.K. ouviram o vinil no final do programa. Young ainda tocou ao piano “Since I Met You Baby”, uma cover do cantor de R&B Ivory Joe Hunter, enquanto estava sentado dentro da cabine. Esse vídeo não foi ao ar, mas foi divulgado online posteriormente pelo Tonight Show.

Galeria: uma seleção das mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock. Entre elas, a de Neil Young.

Fallon tuitou novidades da aventura na tarde de segunda: “Faremos história hoje à noite”, ele escreveu. “Neil Young irá tocar e prensar um vinil com a ajuda de Jack White ao vivo no programa. Em um take. Engraçado”. Assista aos vídeos abaixo: