Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Neil Young pode ter cidadania dos EUA reprovada por uso de maconha

O músico contou que precisa fazer outro teste por ter falado abertamente sobre o consumo da droga

Redação Publicado em 13/11/2019, às 19h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Young (Foto: Isabel Infantes/ AP)
Neil Young (Foto: Isabel Infantes/ AP)

O músico canadense Neil Young quer votar nas próximas eleições estadunidenses, em 2020, porque está preocupado com a situação climática do mundo.

No entanto, o processo de cidadania nos Estados Unidos pede vários testes e inclusive, um sobre uso ilegal de drogas para ser considerado um cidadão de bom caráter e apto a viver no país. Segundo o New York Times, o fato do músico ter assumido publicamente que fuma maconha pode complicar a cidadania dele.

+++LEIA MAIS: Neil Young e Crazy Horse anunciam primeiro disco em sete anos

Young mora na Califórnia, estado onde a droga é legalizada, mas mesmo assim, o cidadão pode ser considerado como aquele que não respeita as leis federais. O músico falou que continua sendo canadense, mas vive nos Estados Unidos e por isso "quer registrar a opinião".

"Quando eu entrei com pedido para a cidadania americana, passei na entrevista. Foi uma conversa em que me foram feitas diversas perguntas, e eu as respondi com sinceridade", contou.

+++LEIA MAIS: Bob Dylan e Neil Young cantam juntos em show após 25 anos; assista

Mas, o músico foi informado de que será necessário outro teste: "por causa do uso de maconha e pela maneira como algumas pessoas que fumam parecem ter problemas."

O artista sempre falou abertamente sobre o uso de maconha. No livro de memórias, lançado em 2012, relatou uma prisão a partir da apreensão de drogas com outros integrantes do Buffalo Springfield, a banda de Young nos anos 1960.

+++LEIA MAIS: Beatles, Neil Young e Marvin Gaye: 10 discos lendários que nunca foram lançados

A advogada Anastasia Tonello, responsável pela imigração em Nova York e ex-presidente da Associação Americana de Advogados de Imigração, explicou ao New York Times que o uso de drogas não desqualifica automaticamente os requerente da cidadania, "mas certamente complica o processo."

Neil Young disse no site oficial dele que irá manter os fãs informados sobre o desenrolar do processo.