Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Neil Young toca faixa de protesto “The Monsanto Years” em evento antitransgênicos

Acompanhado pelos filhos de Willie Nelson, Lukas e Micah, cantor também apesentou “Down By the River”

Rolling Stone EUA Publicado em 26/05/2015, às 17h16 - Atualizado às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Young durante apresentação ao vivo - John Davisson/AP
Neil Young durante apresentação ao vivo - John Davisson/AP

Neil Young e seus recentes companheiros de música, Lukas e Micah Nelson – os filhos do cantor de country Willie Nelson – tocaram umas versão acústica da nova faixa de protesto deles, “The Monsanto Years”, durante um evento antitransgênicos em Maui, no Havaí, esta semana. As informações são do Stereogum.

Galeria: as mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock; entre elas, a de Neil Young.

Assim como a canção – e o álbum homônimo a ser lançado –, o evento Outgrow Monsanto procura aumentar a conscientização a respeito das práticas ruins para o meio ambiente e não saudáveis do gigante agroquímico, especialmente a propagação de comida e sementes geneticamente modificadas.

“The Monsanto Years”, particularmente, encara o problema da perspectiva de um fazendeiro que recorre a plantar lavouras manufaturadas da Monstanto, mas pensa frequentemente nas tradições de cultivo puro que a mãe e o pai transmitiram a ele.

Relembre grandes momentos do Woodstock, que completa 45 anos este fim de semana; como o show do CSNY.

A performance de Young e os irmãos Nelson traz um sentimento de improvisação e de comunidade conforme os violões de corda de aço deles justapõem-se em meio a ritmos tirados de batidas em um balde.

Assista abaixo.

Mais tarde, no mesmo dia, Young e os irmãos Nelson deixaram de lado os instrumentos acústicos para tocar uma versão de “Down By the River”, canção de Neil Young com a Crazy Horse de 1969, do clássico disco Everybody Knows This Is Nowhere.

Neil Young e Jimmy Fallon (imitando Neil Young) tocam “Old Man”; assista.

Com os gritos da plateia ao fundo, a performance mantém fidelidade à original e Lukas fez sua parte durante o viável – mas, certamente, não fácil – diálogo de guitarras com Young.

Veja abaixo.

Young e os Nelson gravaram The Monsanto Years no teatro Teatro em Oxnard, na Califórnia, Estados Unidos, mesmo local em que Willie Nelson gravou o disco Teatro, de 1998. Durante a primeira semana, entretanto, apenas Lukas, Micah e o produtor e engenheiro de som de Neil Young (de longa data) John Hanlon estavam em estúdio.

Trabalhando em músicas inacabadas feitas por Young, Micah lembrou à Rolling Stone EUA das instruções de Hanlon, que se refere aos improvisos: “Não aprendam muito as canções... Vocês devem querer conseguir fazer todas as merdas corretas”.

Arcade Fire fez cover de Neil Young em show no Canadá; assista.

Quando Young chegou, as sessões foram da mesma maneira espontâneas, com a banda se organizando como se eles estivessem em um palco, e não no estúdio. “Aquilo possibilitou o imediatismo que deixou tudo muito divertido, fluindo e constantemente inspirador”, disse Micah. “Não havia muito de sentar e tentar descobrir o que fazer. Era meio que tipo: ‘Vai, vai, vai’ e capture isso.”

The Monsanto Years chegará aos fãs em CD, iTunes e PonoMusic em 29 de junho, com a versão em vinil saindo em agosto. O trio também sairá em turnê por algumas cidades da América do Norte em julho.