Neil Young toca faixa de protesto “The Monsanto Years” em evento antitransgênicos

Acompanhado pelos filhos de Willie Nelson, Lukas e Micah, cantor também apesentou “Down By the River”

Rolling Stone EUA Publicado em 26/05/2015, às 17h16 - Atualizado às 18h39

Neil Young durante apresentação ao vivo
John Davisson/AP

Neil Young e seus recentes companheiros de música, Lukas e Micah Nelson – os filhos do cantor de country Willie Nelson – tocaram umas versão acústica da nova faixa de protesto deles, “The Monsanto Years”, durante um evento antitransgênicos em Maui, no Havaí, esta semana. As informações são do Stereogum.

Galeria: as mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock; entre elas, a de Neil Young.

Assim como a canção – e o álbum homônimo a ser lançado –, o evento Outgrow Monsanto procura aumentar a conscientização a respeito das práticas ruins para o meio ambiente e não saudáveis do gigante agroquímico, especialmente a propagação de comida e sementes geneticamente modificadas.

“The Monsanto Years”, particularmente, encara o problema da perspectiva de um fazendeiro que recorre a plantar lavouras manufaturadas da Monstanto, mas pensa frequentemente nas tradições de cultivo puro que a mãe e o pai transmitiram a ele.

Relembre grandes momentos do Woodstock, que completa 45 anos este fim de semana; como o show do CSNY.

A performance de Young e os irmãos Nelson traz um sentimento de improvisação e de comunidade conforme os violões de corda de aço deles justapõem-se em meio a ritmos tirados de batidas em um balde.

Assista abaixo.

Mais tarde, no mesmo dia, Young e os irmãos Nelson deixaram de lado os instrumentos acústicos para tocar uma versão de “Down By the River”, canção de Neil Young com a Crazy Horse de 1969, do clássico disco Everybody Knows This Is Nowhere.

Neil Young e Jimmy Fallon (imitando Neil Young) tocam “Old Man”; assista.

Com os gritos da plateia ao fundo, a performance mantém fidelidade à original e Lukas fez sua parte durante o viável – mas, certamente, não fácil – diálogo de guitarras com Young.

Veja abaixo.

Young e os Nelson gravaram The Monsanto Years no teatro Teatro em Oxnard, na Califórnia, Estados Unidos, mesmo local em que Willie Nelson gravou o disco Teatro, de 1998. Durante a primeira semana, entretanto, apenas Lukas, Micah e o produtor e engenheiro de som de Neil Young (de longa data) John Hanlon estavam em estúdio.

Trabalhando em músicas inacabadas feitas por Young, Micah lembrou à Rolling Stone EUA das instruções de Hanlon, que se refere aos improvisos: “Não aprendam muito as canções... Vocês devem querer conseguir fazer todas as merdas corretas”.

Arcade Fire fez cover de Neil Young em show no Canadá; assista.

Quando Young chegou, as sessões foram da mesma maneira espontâneas, com a banda se organizando como se eles estivessem em um palco, e não no estúdio. “Aquilo possibilitou o imediatismo que deixou tudo muito divertido, fluindo e constantemente inspirador”, disse Micah. “Não havia muito de sentar e tentar descobrir o que fazer. Era meio que tipo: ‘Vai, vai, vai’ e capture isso.”

The Monsanto Years chegará aos fãs em CD, iTunes e PonoMusic em 29 de junho, com a versão em vinil saindo em agosto. O trio também sairá em turnê por algumas cidades da América do Norte em julho.