Netflix alterou cena de suicídio controversa de 13 Reasons Why

O serviço de streaming optou por remover o momento da primeira temporada no qual Hannah Baker se mata

Redação Publicado em 16/07/2019, às 11h09

None
Hannah Baker, de 13 Reasons Why (Foto: Reprodução)

Dois anos depois da estreia de 13 Reasons Why, a Netflix optou por editar a cena que retrata o suicídio de Hannah Baker.

Na última segunda, 15, o serviço de streaming comunicou: “Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why incitou conversas sobre temas muito difíceis como depressão e suicídio, além de encorajá-los a obter ajuda.”

Na época, a série enfrentou muitas reações negativas em relação ao modo como a depressão foi representada, e diversos ativistas e profissionais da saúde defenderam que ela pode ter contribuído para a recorrência do suicídio entre adolescentes.

"Enquanto nos preparamos para a terceira temporada, estamos atentos ao debate em torno do programa. Assim, seguindo o conselho de especialistas, incluindo a Dra. Christine Moutier, diretora da American Foundation for Suicide Prevention, decidimos com o criador Brian Yorkey que seria melhor alterar o momento no qual Hannah tira a própria vida", a empresa justificou.

A cena original que integrou a primeira temporada mostrava a protagonista vivida por Katherine Langford cortando o pulso com uma lâmina de barbear na banheira de sua casa. Agora, a personagem aparece olhando para o próprio reflexo no espelho.

Brian Yorkey afirmou que o objetivo de 13 Reason Why era, simplesmente, incentivar a empatia nos telespectadores: "A nossa intenção criativa ao retratar a realidade feia e dolorosa do suicídio com detalhes gráficos era a de mostrar a verdade sobre o horror de tal ato e garantir que ninguém jamais desejasse imitá-lo."

E acrescentou: "Nenhuma cena é mais importante do que a série em si e a mensagem de que devemos cuidar melhor uns dos outros."

+++ VÍDEO: Di Ferrero escolhe os melhores de todos os tempos: de Metallica a Charlie Brown Jr.