Netflix desiste de lançar filmes em festivais de cinema; entenda

Apesar de nos últimos anos o público ter visto longas do streaming nos festivais, a plataforma não continuará com a estratégia

Redação Publicado em 29/05/2020, às 18h08

None
Logo da Netflix (Foto: Reprodução)

A gigante do streaming Netflix não pretende lançar nenhum dos filmes originais previstos para 2020 em festivais de cinema, de acordo com o site Indiewire (via Folha).

Apesar de nos últimos anos o público ter visto longas premiados como O Irlandês, de MartinScorsese, e Roma, de Alfonso Cuarón, nos festivais, a equipe da plataforma não continuará com a estratégia.

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes a ganharem a Palma de Ouro, prêmio principal no festival de Cannes [LISTA]

Dessa forma, cerimônias que ainda estão marcadas para acontecer, como a de Veneza e Telluride, não receberão as produções originais da Netflix. A decisão, segundo o Indiewire, não soou bem para diretores de festivais.

Contra a nova estratégia, eles acreditam que a decisão vai piorar o cenário da indústria e afetará cerimônias locais.

+++ LEIA MAIS: Qual foi o filme mais barato a ganhar um Oscar?

Até o final do ano, a Netflix pretende lançar no catálogo a cinebiografia Mank, proagonizado por Gary Oldman; projetos estrelados por Viola Davis e Denzel Washington; e Hillbilly Elegy, com Amy Adams e Glenn Close.

Vale lembrar que, geralmente, são os filmes lançados nos festivais que têm chances de serem indicados nas premiações. No entanto, em abril, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que a 93ª edição da consagrada premiação de Hollywood vai considerar filmes do streaming.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE