Netflix retira episódio de série por causa de blackface

Criadores do programa se defenderam nas redes sociais

Redação Publicado em 17/06/2020, às 12h50

None
Cena com blackface de W/ Bob and David (Foto: Reprodução/YouTube)

Recentemente, a Netflix retirou episódio de W/ Bob and David, série de esquetes, do ar porque um dos protagonistas fez uso de blackface, prática racista na qual atores brancos pintam a pele para representar, de maneira ofensiva e caricata, personagens negros (via UOL).

O capítulo em questão é o terceiro da primeira e única temporada, transmitida na plataforma em novembro de 2015. Nele, o personagem de David Cross pintou o rosto na esquete intitulada "Know Your Rights" (na tradução livre: "Conheça Seus Direitos"). Ele tentava mostrar e ensinar aos espectadores os direitos constitucionais em abordagem de policiais.

+++LEIA MAIS: Por que o site pornô Pornhub é ameaçado de fechamento em petição que alega conteúdos criminosos?

O UOL procurou a Netflix. A plataforma apenas disse que o episódio foi retirado porque Cross usou do blackface.

No Twitter, os criadores, Bob Odenkirk e David Cross, defenderam o uso do blackface na série, mas não criticaram a decisão do streaming.

Cross tuítou: "Oi pessoal, a Netflix vai retirar uma esquete de W/ Bob and David por que o personagem ridículo e bobo que eu interpreto usa 'blackface' em certo momento. O ponto desta esquete era mostrar o quão absurdo era isso... bom, esta é a última chance de vocês decidirem por si mesmos".

Ele ainda colocou um link para a esquete no YouTube, mas ela foi retirada para visualização.

+++LEIA MAIS: Aaron Paul foi espancado de verdade em episódio de Breaking Bad

Bob Odenkirk, ele respondeu o tuíte. "Nós sempre consideramos cada escolha que fizemos durante a nossa série, e sempre tivemos o objetivo de fazer vocês rirem e pensarem, nunca fazendo um argumento óbvio... Isso inclui esta esquete. A nossa comédia sempre foi sobre o elemento humano, não sobre fazer um argumento político", comentou.


+++ A PLAYLIST DO RUBEL