Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Netflix retira episódio de série por causa de blackface

Criadores do programa se defenderam nas redes sociais

Redação Publicado em 17/06/2020, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena com blackface de W/ Bob and David (Foto: Reprodução/YouTube)
Cena com blackface de W/ Bob and David (Foto: Reprodução/YouTube)

Recentemente, a Netflix retirou episódio de W/ Bob and David, série de esquetes, do ar porque um dos protagonistas fez uso de blackface, prática racista na qual atores brancos pintam a pele para representar, de maneira ofensiva e caricata, personagens negros (via UOL).

O capítulo em questão é o terceiro da primeira e única temporada, transmitida na plataforma em novembro de 2015. Nele, o personagem de David Cross pintou o rosto na esquete intitulada "Know Your Rights" (na tradução livre: "Conheça Seus Direitos"). Ele tentava mostrar e ensinar aos espectadores os direitos constitucionais em abordagem de policiais.

+++LEIA MAIS: Por que o site pornô Pornhub é ameaçado de fechamento em petição que alega conteúdos criminosos?

O UOL procurou a Netflix. A plataforma apenas disse que o episódio foi retirado porque Cross usou do blackface.

No Twitter, os criadores, Bob Odenkirk e David Cross, defenderam o uso do blackface na série, mas não criticaram a decisão do streaming.

Cross tuítou: "Oi pessoal, a Netflix vai retirar uma esquete de W/ Bob and David por que o personagem ridículo e bobo que eu interpreto usa 'blackface' em certo momento. O ponto desta esquete era mostrar o quão absurdo era isso... bom, esta é a última chance de vocês decidirem por si mesmos".

Ele ainda colocou um link para a esquete no YouTube, mas ela foi retirada para visualização.

+++LEIA MAIS: Aaron Paul foi espancado de verdade em episódio de Breaking Bad

Bob Odenkirk, ele respondeu o tuíte. "Nós sempre consideramos cada escolha que fizemos durante a nossa série, e sempre tivemos o objetivo de fazer vocês rirem e pensarem, nunca fazendo um argumento óbvio... Isso inclui esta esquete. A nossa comédia sempre foi sobre o elemento humano, não sobre fazer um argumento político", comentou.


+++ A PLAYLIST DO RUBEL