Nirvana e o grunge de Seattle dominam lista das músicas de rock mais tocadas da década; veja

A lista aparece no relatório anual divulgado pela Nielsen Music sobre estatísticas da indústria fonográfica

Redação Publicado em 15/01/2020, às 11h09

None
Kurt Cobain em 1991 (Foto: Kevin Estrada / MediaPunch / IPX)

A Nielsen Music, empresa que monitora e contabiliza estatísticas da indústria fonográfica, compartilhou, assim como faz anualmente, o relatório final de 2019.

E os números mostram que às 10 música mais tocadas nas rádios norte-americanas a longo dos últimos 10 anos foram todas lançadas na década de 1990, e o Nirvana representa boa parte disso.

+++Leia mais: João Gordo relembra noite louca com Kurt Cobain: “Ressaca épica”

Entre 2010 e 2019, a banda liderada por Kurt Cobain emplacou quase metade das 10 faixas que compõem essa lista: "Smells Like Teen Spirit" no topo do ranking, "Come As You Are" em 3º, "In Bloom" em 7º e "Lithium" na décima e última posição. Juntas, elas já foram tocadas mais de 500 mil vezes no período de tempo analisado.

Isso contribui para exemplificar o impacto causado por Nevermind, já que as quatro canções fazem parte do disco lançado em 1991.

A segunda, quinta e nona posições também foram ocupadas por bandas de Seattle. Respectivamente: "Man In The Box", lançada pelo Alice In Chains em 1990, "Even Flow", hit do Pearl Jam de 1992, e "Black Hole Sun", do Soundgarden, de 1994.

+++Leia mais: Fã de Mutantes, Kurt Cobain escreveu carta para Arnaldo Baptista em 1993: "cuidado com o sistema"; veja

As únicas três músicas que aparecem na lista da Nielsen e não vieram da cidade estadunidense mencionada são: em 4º lugar, "Plush" do Stone Temple Pilots, "Self Esteem" do The Offspring em 6º e o Metallica com "Enter Sandman" em 8º.

 

 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'