Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nirvana, Kiss e Peter Gabriel estão entre os indicados para o Hall da Fama do Rock

Hall and Oates, Cat Stevens e Linda Ronstadt também estão elegíveis para ingressar no seleto grupo em 2014, em cerimônia realizada em abril de 2014

Rolling Stone EUA Publicado em 17/12/2013, às 10h05 - Atualizado às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nirvana - Anton Corbijn/Divulgação
Nirvana - Anton Corbijn/Divulgação

O Hall da Fama do Rock and Roll anunciou os indicados para 2014: Nirvana, Kiss, Peter Gabriel, Hall and Oates, Cat Stevens e Linda Ronstadt estarão elegíveis para ingressar no seleto grupo em 2014. A E Street Band receberá o Prêmio de Excelência Musical e os empresários Brian Epstein (Beatles) e Andrew Loog Oldham (Rolling Stones) receberão o Prêmio Ahmet Ertegun, dedicado àqueles que não são músicos, mas tiveram papel fundamental na história da indústria.

25 momentos marcantes do Hall da Fama do Rock.

A cerimônia ocorrerá no Barclays Center, no Brooklyn, em 10 de abril de 2014. A festa será a primeira realizada em Nova York com a participação do público geral. Os ingressos começam a ser vendidos em janeiro. Já a HBO norte-americana irá exibir a cerimônia em maio.

Os artistas se tornam elegíveis para o Hall da Fama quando completam 25 anos de lançamento do primeiro disco ou single. É o caso do Nirvana, que está disponível para ser votado pela primeira vez porque a primeira música lançada por eles, “Love Buzz”, saiu em 1988.

Já o Kiss tem estado elegível há 15 anos, mas não conseguiu votos suficientes para entrar. “Nós recebemos milhares de cartas. Eles também foram muito bem na votação do público”, disse Joel Peresman, presidente do Hall da Fama. Ainda assim, a banda não entrou e, em 2012, ainda brincaram em entrevista à Rolling Stone EUA: “Nós estamos pensando sobre isso e a resposta é simples: ‘vamos pagar para entrar e atirar em todo mundo’”.

Peter Gabriel ingressou no Hall da Fama como integrante da banda Genesis, em 2010, mas não pode ir à cerimônia, na ocasião, por conta dos ensaios preparatórios na Inglaterra, para uma turnê solo de 2010. “Desta vez, eu certamente irei”, disse ele à Rolling Stone EUA. “Sou muito grato por estar na lista de novo. É uma honra enorme já que ela é dedicada a todo o trabalho feito ao longo dos anos, não por conta de um projeto específico. Eu provavelmente irei tocar, mas se executar ‘In Your Eyes’, levará dez minutos e será todo o tempo que eu terei”.

A cerimônia anual saiu do pequeno New York Waldorf Astoria Ballroom, nos últimos anos, para lugares maiores em Cleveland e Los Angeles, nos quais o público pode participar, ao lado de pessoas ligadas à indústria fonográfica.

A estreia no Barclays Center também é a primeira vez em que o evento será realizado em uma arena, fazendo dele o maior da história do Hall da Fama. “Ter os fãs acrescenta uma energia incrível ao evento”, disse Peresman. Os fãs deveriam ter a oportunidade de assistir. Afinal, eles são a razão para essas bandas existirem.”

Como sempre, a escolha de uma música para a reunião de grandes estrelas no encerramento da noite será um desafio enorme, dada à diversidade de bandas e artistas selecionados. “Nós temos algumas ideias passando pelas nossas cabeças”, diz o presidente. “Deveria ser ‘Rock and Roll All Night’ ou alguma do Bruce Springsteen? Qual é a melhor para representar este ano? Nós ainda não sabemos.”