Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nirvana no Hall da Fama do Rock and Roll: assista à homenagem completa

Assista aos 38 minutos de cerimônia que colocou a banda liderada por Kurt Cobain entre os maiores grupos de rock de todos os tempos

Rolling Stone EUA Publicado em 02/06/2014, às 17h05 - Atualizado às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nirvana - Hall da Fama do Rock - Charles Sykes/Invision/AP
Nirvana - Hall da Fama do Rock - Charles Sykes/Invision/AP

Os fãs de Nirvana já devem ter lido tudo sobre a entrada da banda no Hall da Fama do Rock and Roll – e provavelmente assistiram ao comovente discurso de Michael Stipe. Mas, agora, os 38 minutos que o Nirvana ganhou destaque na cerimônia chegaram à internet de forma completa, desde os três minutos com vídeo de introdução, nos quais Kurt Cobain aparece em entrevistas antigas, assim como depoimentos de Dave Grohl e Krist Novoselic.

Os Últimos Dias de Kurt Cobain.

“O impulso e a emoção com aquele momento eram tão grandes porque não havia nada disso rolando”, disse Cobain no início do vídeo agridoce. Em outros momentos, Grohl reflete sobre o legado da banda ao vivo (“existem bandas que podem ser a melhor do mundo – ou ser como um trem descarrilhado”) e Novoselic fala sobre a “grande crise da banda” (“o Nirvana não foi até o mainstream, o mainstream foi até o Nirvana”).

Nirvana: os bastidores e detalhes da reunião.

O discurso de Stipe foi igualmente incrível. Ele fala sobre a saudade que Cobain deixou e até citou o site Urban Dictionary, quando ele diz que o Nirvana era como “um relâmpago engarrafado”. Depois de aceitar o troféu, Grohl afirmou ser “a pessoa mais sortuda do mundo” por ter participado da banda. Já Novoselic agradece a Kurt: “gostaria de dizer muito obrigado a Kurt Cobain e gostaria que ele estivesse aqui nesta noite”.

In Utero, último disco do Nirvana, nasceu no Brasil.

Já no palco, na hora da ação, Grohl, Novoselic e o guitarrista Pat Smear receberam as participações de Joan Jett (“Smells Like Teen Spirit”), Kim Gordon (“Aneurysm”), Annie Clark (“Lithium”) e Lorde (“All Apologies”). O Nirvana entrou no Hall da Fama do Rock primeiro ano de elegibilidade, ao lado de artistas como Kiss, Peter Gabriel, Hall and Oates, Cat Stevens e Linda Ronstadt.

Assista à apresentação completa: