Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nirvana: O dia em que a banda gravou clipe de 'Smells Like Teen Spirit' [FLASHBACK]

Em 17 de agosto de 1991, a banda Nirvana reuniu um grupo de fãs em um ginásio escolar para gravar o clipe de 'Smells Like Teen Spirit'

Itaici Brunetti Publicado em 18/08/2021, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clipe de 'Smells Like Teen Spirit', do NIrvana (Foto: reprodução/vídeo)
Clipe de 'Smells Like Teen Spirit', do NIrvana (Foto: reprodução/vídeo)

Em 17 de agosto de 1991, a banda Nirvana reuniu um grupo de fãs em um ginásio escolar em Culver City, Califórnia, EUA, para gravar o registro visual que mudaria a história da banda: o videoclipe de "Smells Like Teen Spirit", hit que abre o álbum Nevermind, lançado em  24 de setembro daquele ano. 

O Nirvana havia construído uma base de fãs que ia além de Seattle. O disco de estreia, Bleach (1989), foi péssimo em vendas, mas gerou críticas positivas e um forte boca a boca sobre o grupo de Kurt Cobain. Com isso, pessoas do underground em todo o país - grande parte formadas por estudantes universitários - voltaram seus olhos e ouvidos para a banda.

+++LEIA MAIS: O que David Bowie achava da versão de 'The Man Who Sold The World', do Nirvana?

Para reunir os fãs para a gravação do clipe, a banda fez um show em 15 de agosto de 1991, na casa Roxy, em Hollywood. "Smells Like Teen Spirit" foi a terceira música no setl naquela noite e, durante a apresentação, os fãs receberam panfletos convidando-os a serem figurantes na filmagem do vídeo.

"O Nirvana precisa que você apareça em seu próximo videoclipe, 'Smells Like Teen Spirit'. Você deve ter entre 18 e 25 anos e ter uma personalidade do ensino médio, ou seja, aparentar ser mauricinho, punk, nerd, atleta...," dizia o panfleto. 

Inspirado nos filmes A Um Passo do Abismo e Rock' N' Roll High Scholl, dos Ramones, o clipe foi dirigido pelo novato Samuel Bayer e, segundo Kurt Cobain relatou no livro Come as You Are: The Story of Nirvana, a banda sofreu com o autoritarismo do diretor. 

"Era como se estivéssemos na escola. Ele era o professor mau," relatou Cobain sobre o modo que Samuel Bayer repreendia a banda durante as filmagens. 

+++LEIA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

Certa vez, em entrevista à New York Magazine, Courtney Love disse que "Kurt odiava Sam Bayer" porque a princípio o vocalista do Nirvana queria garotas "feias" como líderes de torcida, mas o diretor recrutou garotas de um clube de strip-tease. 

De qualquer modo, mesmo com as desavenças entre banda e diretor, o clipe de "Smells Like Teen Spirit" foi um sucesso mundial e mudou a rota da música na década de 1990, colocando o Nirvana no patamar das últimas grandes bandas de rock surgidas nas últimas décadas. Atualmente, no Youtube, o clipe conta com mais de 1,300 bilhão de views. 

As informações são do Ultimate Classic Rock


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!