Nirvana plagiou outra banda em 'Smells Like Teen Spirit'?

Ouvintes mais atentos perceberam semelhança de "Smells Like Teen Spirit" com uma canção de 1976; saiba qual é

Redação Publicado em 09/09/2021, às 10h54

None
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)

Quando a música "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, foi lançada em 1991, os ouvintes se apaixonaram imediatamente pelo riff e vocal poderoso de Kurt Cobain. No entanto, alguns mais atentos perceberam uma semelhança com outra canção, "More Than a Feeling", da banda Boston

"More Than a Feeling", do Boston, foi lançada em setembro de 1976, quase 15 anos antes de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana. Na época, a faixa se tornou um hit alcançando a quinta posição na Billboard Hot 100 e ajudou o grupo a vender mais de 17 milhões de álbuns apenas nos EUA.

+++LEIA MAIS: Nirvana: Como banda se sentia em relação ao MTV Unplugged?

De acordo com artigo do Ultimate Classic Rock, Kurt Cobain admitiu que para criar o maior hit de sua banda, estava indo em direção a algo semelhante à "More Than a Feeling". 

"Era um riff clichê," falou Kurt Cobain sobre "Smells Like Teen Spirit" em entrevista para a Rolling Stone EUA, em 1994. "Quando eu apareci com a parte da guitarra, Krist [Novoselic] olhou para mim e disse: 'Isso é tão ridículo.' Era tão parecido de um riff do Boston."

Para comprovar, durante uma apresentação em 1992, no Reading Festival, na Inglaterra, antes de tocar uma versão poderosa de "Smells Like Teen Spirit," o Nirvana se "entregou" tocando alguns segundos de "More Than a Feeling", do Boston. Todavia, não se sabe se a execução foi uma homenagem ou uma 'zoeira' de Kurt Cobain

+++LEIA MAIS: O que David Bowie achava da versão de 'The Man Who Sold The World', do Nirvana?

As informações são do Ultimate Classic Rock