Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

No sul, Pearl Jam encerra turnê brasileira

Grupo se despede do Brasil após shows em Curitiba e Porto Alegre

Murilo Basso, de Porto Alegre Publicado em 12/11/2011, às 12h04 - Atualizado às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pearl Jam - Fabio Codevilla/Divulgação
Pearl Jam - Fabio Codevilla/Divulgação

Após passar por São Paulo e Rio de Janeiro, o Pearl Jam desembarcou na região sul do país para mais dois shows. Como ocorreu durante toda a turnê que comemora duas décadas do lançamento de Ten, disco de estreia da banda, o quinteto de Seattle fez apresentações enérgicas e marcadas por variações no set list.

Em Curitiba as surpresas começaram logo ao final do show do grupo X (responsável pela abertura dos shows), quando Eddie Vedder juntou-se a eles em “Devil Doll”. Em Porto Alegre, na última parada dessa passagem pelo Brasil, nesta sexta, 11, a banda repetiu a dose e os gaúchos também puderam presenciar uma apresentação intensa – o repertório de ambos os shows, o mais extenso da turnê nacional, contou com 32 canções.

Na capital gaúcha, abrindo com “Why Go” e “Do the Evolution”, a banda praticamente emendou a sequência “Severed Hand”, “Corduroy” e “Got Some”, prometendo cumprir o que já havia ocorrido em Curitiba. E se no Paraná as novidades ficaram a cargo de “Footsteps”, “In Hiding” e “Red Mosquito”, além de “Arms Aloft”, cover de Joe Strummer & The Mescaleros (banda do vocalista do The Clash), em Porto Alegre “Low Light” e “Present Tense” marcaram presença logo no começo da apresentação, enquanto canções como “Oceans”, “Light Years” e “Crazy Mary” ficaram para o final. Ainda no início, preocupado com as pessoas que estavam espremidas contra a grade, Vedder pediu para que o público desse "dois passos para trás".

Com versões estendidas, como nos demais shows, “State of Love and Trust” e “Black” encerraram a primeira parte da apresentação, que teve direito a parabéns para Jill McCormick, esposa de Vedder. “Hoje é 11/11, aniversário da minha mulher. Ela está em Seattle e estou com saudades. Será que vocês poderiam cantar parabéns para ela?”, pediu o cantor, para logo depois ser acompanhado por cerca de 20 mil pessoas. Em seguida veio a folk “Just Breathe” e a já tradicional homenagem aos Ramones, com “I Believe In Miracles”.

A última parte foi marcada pela intensidade. “Last Kiss”, que só apareceu no segundo show em São Paulo, e “Better Man” prepararam o terreno para que o baixista Jeff Ament e o baterista Matt Cameron, obcecados pela autenticidade, servissem de apoio para que Stone Gossard e Mike McCready pudessem dar vida às distorções e aos solos de “Jeremy” e “Alive”. Ainda no trecho final da apresentação, Vedder chamou um garoto e mais dois acompanhantes ao palco. "Queríamos deixar ele mais confortável", disse o vocalista. O trio acompanhou o restante do show sentado ao lado esquerdo do palco.

As luzes se acenderam para a clássica versão de “Rockin’ in the Free World”, seguida de “Indifference” e “Yellow Ledbetter", que terminou com apenas McCready no palco.

O Pearl Jam segue agora para Buenos Aires, onde se apresenta no dia 13 no Estádio Único de La Plata.