Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nostalgia dos fãs salva show do Roxette em São Paulo

Banda sueca se apresentou no Credicard Hall nesta quinta, 14

Por Paulo Terron Publicado em 15/04/2011, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marie Fredriksson cantou hits do Roxette para empolgado público em São Paulo - Roberto Larroude/Divulgação
Marie Fredriksson cantou hits do Roxette para empolgado público em São Paulo - Roberto Larroude/Divulgação

A dupla sueca Roxette pode agradecer aos deuses da saudade: os anos 90 foram extremamente gentis com ela. A grande lista de hits de 20 anos atrás garantiu que a apresentação realizada na última quinta, 14, no Credicard Hall, em São Paulo, fosse um sucesso - mesmo que apenas em relação à receptividade da plateia.

Desde a boa abertura da noite - com a dobradinha "Dressed for Success" e "Sleeping in My Car" - ficou claro que a vocalista Marie Fredriksson e o guitarrista Per Gessle teriam de superar uma série de desafios, o primeiro deles sendo o som alto (mas pouco definido) do local. Essa desvantagem acabaria, ao longo da noite, jogando a favor da banda. Com músicos complementares medíocres, era até melhor não ouvir com clareza as entradas dos instrumentos - em especial os horríveis riffs de teclado e os mal tocados solos de guitarra (não executados por Gessle, curiosamente). Se soubesse que encontraria uma plateia tão carinhosa e barulhenta, talvez o Roxette tivesse convocado músicos melhores para a turnê brasileira.

Marie também luta constantemente contra suas limitações físicas. Depois de alguns anos lutando contra um tumor no cérebro, a cantora mostra alguma dificuldade para se movimentar no palco, além de limitações vocais: canta de uma forma anasalada e nem sempre consegue manter a afinação. Como o companheiro de palco chegou a declarar, é um milagre que ela ainda se apresente ao vivo. Nas faixas mais rápidas - "How Do You Do!", "Dangerous" - a vontade e empolgação da moça quase consegue mascarar os problemas.

Já as baladas poderiam ser momentos tensos, com seus arranjos mais calmos e maior ênfase na voz. Por sorte, a nostalgia dos fãs tirou o foco da vocalista - em vários momentos o Credicard Hall, lotado, roubou a função de Marie para desempenha-lha com paixão e precisão. "It Must Have Been Love" e "Spending My Time" foram as campeãs absolutas, com casais apaixonados parando o coro apenas para celebrar o amor com beijos. Foi a vitória da nostalgia e da memória afetiva.