Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Nostalgia: Lou Reed, John Cale e Nico se reúnem em 1972

Assista ao grupo tocando "Waiting For the Man" em Paris

Rolling Stone EUA Publicado em 27/10/2013, às 21h13 - Atualizado às 21h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O guitarrista participou de tributo feito a Bob Dylan no Madison Square Garden, em Nova York, em 1992. - Ron Frehm / AP
O guitarrista participou de tributo feito a Bob Dylan no Madison Square Garden, em Nova York, em 1992. - Ron Frehm / AP

Lou Reed, influente ícone do rock que morreu neste domingo, 27 (clique aqui para saber mais), estava no meio das gravações de seu primeiro disco solo quando aceitou o convite para tocar com seus antigos companheiros da banda Velvet Underground, John Cale e Nico, no Bataclan Club, em Paris. A essa altura, Reed estava fora da banda havia dois anos, mas passou a maior parte desse período trabalhando na firma de contadores de seu pai por US$ 40 por semana. Resumindo, estava esgotado e precisava de tempo para desopilar.

Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.

O show aconteceu quatro anos depois que Lou Reed demitiu John Cale da banda Velvet Underground por cause de diferenças musicais e embates de personalidade de longa data, mas uma frágil trégua estava formada. Eles passaram dois dias ensaiando para o show de reencontro no pequeno clube, e o set de dezesseis músicas foi gravado para uma rede de televisão francesa. Assista abaixo à performance de "Waiting For the Man".

Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.

De acordo com a biografia de Lou Reed, Transformer, ele estava tão empolgado com o show que sugeriu remontarem a banda. Nico e Cale não aceitaram.

Relembre parcerias inusitadas da música, como a de Lou Reed com o Metallica.

Três meses após o reencontro, Lou Reed lançou seu disco solo de estreia, que recebeu duras críticas e praticamente não vendeu. Seu ápice foi a posição Nº 189. Foi nesse mesmo período que David Bowie virou a maior novidade da música e falou para todos seus entrevistadores que Lou Reed era seu herói. Toda uma nova geração de fãs de rock descobriu o Velvet Underground ao assistir às performances de Bowie para “White Light/White Heat” na turnê Ziggy Stardust. Naquele verão, David Bowie entrou em estúdio com Reed para produzir o segundo disco solo deste. O primeiro single foi “Walk On The Wild Side”, que voou para o topo das paradas de sucesso ao redor do mundo, estabelecendo Reed de vez como uma estrela solo.

Músicos que interpretaram músicos em filmes e séries: Lou Reed.

Top 10: uma viagem musical pela carreira do diretor Danny Boyle: Lou Reed, "Perfect Day".