Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Metallica entra para o Hall da Fama do Rock

Rapeprs do Run-DMC e guitarrista Jeff Beck também estão entre os homenageados de 2009

Redação Publicado em 15/01/2009, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Depois de lançarem o bem-sucedido Death Magnetic no ano passado, os integrantes do Metallica começam 2009 com o "pé direito". A banda vai entrar para o Hall da Fama do Rock and Roll, ao lado de Jeff Beck, Run-DMC, Little Anthony & The Imperials e Bobby Womack.

Os finalistas foram escolhidos em uma eleição com mais de 600 participantes. A cerimônia que marca a entrada dos músicos para o Hall da Fama acontece no dia 4 de abril, em Cleaveland.

O Metallica é reconhecido como um dos grupos mais importantes de metal na atualidade. O primeiro álbum, Kill Em' All, chegou ao mercado em 1983. "Fizemos este caminho. Vinte e sete, vinte e oito anos depois, estamos aqui", disse o baterista Lars Ulrich à Reuters, sobre a indicação.

O Run-DMC pertence a outra vertente musical, o hip-hop, mas também teve o peso reconhecido pelos responsáveis pelo Hall da Fama. Joseph "Run" Simmons e Darryl "DMC" McDaniels, ao lado do falecido DJ Jam Master Jay, foram alguns dos responsáveis pela chegada do ritmo ao mainstream, com sucessos como "It's Tricky" e a regravação de "Walk This Way", do Aerosmith, com a ajuda da banda. É o segundo grupo de hip-hop a receber a homenagem - o primeiro foi o Grandmaster Flash, em 2007.

Além dos indicados principais, também entram para o Hall da Fama do Rock: Wanda Jackson, na categoria primeiras influências, e Spooner Oldham, o baterista D.J. Fontana e o baixista Bill Black (os dois últimos da banda de Elvis Presley), na categoria músicos de apoio.

Para ser honrado com a nomeação, é preciso ter pelo menos 25 anos de carreira. O Stooges, cujo guitarrista, Ron Asheton, foi encontrado morto em sua casa no último dia 6, também concorria a uma vaga, mas acabou ficando de fora da seleção final. O primeiro disco da banda, homônimo, completa 40 anos em 2009.

Em 2008, Madonna, Dave Clark Five, John Mellencamp, Leonard Cohen e The Ventures foram selecionados para o Hall da Fama.