"Nova" faixa de Michael Jackson é de 1983

Herdeiros do astro reconhecem coautoria do canadense Paul Anka em "This Is It", primeiro lançamento póstumo de Jackson

Da redação Publicado em 13/10/2009, às 14h03

Lançada na segunda, 12, a nova canção de Michael Jackson não é tão nova assim - data, na verdade, de 1983, e sequer inédita é. A revelação foi deslanchada nas horas seguintes à liberação de "This Is It", após o cantor e compositor canadense Paul Anka clamar a coautoria da faixa.

Aos fatos: a música foi composta por Jackson e Anka em 1983, com o título original "I Never Heard" (ironicamente, "eu nunca escutei", em português), para uma possível - e não cumprida - inclusão no disco Walk a Fine Line, daquele mesmo ano.

Ela acabou rebatizada "This Is It", título homônimo da temporada londrina de 50 shows que Michael começaria no dia 13 de julho, menos de três semanas depois de sua morte, em 25 de junho, aos 50 anos. Mas a música já havia visto a luz do dia em 1990, com versão da cantora porto-riquenha radicada nos EUA Sa-Fire (a faixa integrou o álbum I Wasn't Born Yesterday).

Os herdeiros de Jackson reconheceram os créditos de Anka como coautor da canção. Para contornar o dano aos direitos autorais, veio a oferta de 50% dos lucros sobre "This Is It". Representantes do espólio de Jackson também enviaram nota à imprensa para se desculpar pelo erro: "A música foi escolhida porque a letra combinava com o nome que Michael escolheu para sua turnê". A faixa também é homônima do documentário que mostra os ensaios de Michael para os shows.

"Eles fizeram a coisa certa", contou Anka à agência de notícias Associated Press. "Não acho que alguém tenha tentando fazer a coisa errada. Foi um engano honesto." Apesar do discurso manso, o canadense alegou ter sido menos pacífico no passado, quando acionou seu advogado para reaver as fitas com uma gravação demo de "I Never Heard", levadas por Jackson. Com o imbróglio mais uma vez à tona, a Sony se viu obrigada a explicar que encontrou a faixa (em versão "voz e piano") em uma caixa de fitas.

Hoje com 68 anos, Anka estourou, nos anos 50, como ídolo juvenil, ao som de hits como "Lonely Boy" e "Diana". É dele a composição "She's A Lady", famosa na voz de Tom Jones, e a letra de "My Way", imortalizada por Frank Sinatra.

Compare, no vídeo abaixo, as versões de Michael e Sa-Fire: