Conheça nove filmes teen adaptados de clássicos da literatura

Redação Publicado em 14/01/2013, às 17h01 - Atualizado às 17h21

Romeu + Julieta
Reprodução

10 Coisas que Eu Odeio em Você

Essa talvez seja a mais famosa adaptação. No longa, os então novatos Heath Ledger, Joseph Gordon-Levitt e Julia Styles dão outra cara para a peça de Shakespeare A Megera Domada.


Segundas Intenções

O clássico da literatura francesa Les Liaisons Dangereuses, de Pierre Choderlos de Laclos, já tinha recebido uma versão cinematográfica mais fiel, Ligações Perigosas (1988), estrelada por Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer. Alguns anos mais tarde, foi a vez de Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon, Selma Blair e Joshua Jackson darem conta do recado na versão jovem da história. Na época, esse elenco era mais ou menos um dream team dos filmes adolescentes.


Ela É Demais

Havia uma época em que ser adolescente significava tropeçar em Freddie Prinze Jr. em todos os filmes de temática jovem que eram produzidos. Ela É Demais adapta a peça de George Bernard Shaw Pigmaleão, que já tinha servido de inspiração anos antes para Minha Bela Dama (My Fair Lady, no original), filme de 1964 estrelado por Audrey Hepburn.


As Patricinhas de Beverly Hills

Sim. Aquele mesmo. O da Alicia Silverstone. O roteiro é livremente baseado em Emma, de Jane Austen. Alicia é a "Emma" do filme, que ganhou o nome de Cher, uma garota rica e mimada com uma veia casamenteira que acaba criando mais problemas do que soluções na vida das pessoas.


Romeu + Julieta

O filme de Baz Luhrmann, estrelado por Claire Danes e Leonardo DiCaprio, é o mais fiel desta lista. A peça ficou basicamente igual, mas ganhou aspectos modernos e atualizados.


Jogo de Intrigas

Nesta adaptação de Otelo, a leveza teen ficou para trás, embora os adolescentes de uma escola tenham novamente entrado em ação para adaptar uma obra de Shakespeare. Aqui, o ciúme termina em tragédia.


Ela É o Cara

Amanda Bynes pós-fama e Channing Tatum pré-fama fazem essa versão da shakespeariana Noite de Reis. Viola (Bynes) se passa por seu irmão gêmeo para poder jogar futebol na escola.


A Mentira

Emma Stone e novamente Amanda Bynes protagonizam mais esta modernização de um clássico da literatura. A Mentira é a versão high school de A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, obra publicada em 1850. O filme é também cheio de referências a cults teen oitentistas como Gatinhas e Gatões (1984), Clube dos Cinco (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986).


Volta por Cima

Mais um Shakespeare para a coleção. Desta vez, foi Sonho de uma Noite de Verão que virou uma comédia romântica genérica com adolescentes de coração partido. A referência fica mais clara quando eles encenam a peça na escola.