Novo álbum do Oasis vai demorar pelo menos cinco anos, diz Noel

Guitarrista do grupo britânico se diz pouco inspirado e com vontade de trabalhar em carreira solo; relacionamento desgastado com o irmão Liam vem novamente à tona

Da redação Publicado em 23/04/2009, às 22h29

O guitarrista Noel Gallagher mandou um recado aos fãs do Oasis: não esperem por um novo álbum da banda por pelo menos cinco anos. À britânica Q Magazine, o irmão mais velho de Liam lembrou que os três discos mais recentes "têm intervalos de três anos, mas prevejo que demorará mais desta vez". O último trabalho, Dig Out Your Soul, saiu em 2008.

O plano é cada um se arranjar nas respectivas carreiras solo. "Quando fizermos um novo álbum, estaremos cinco anos mais velhos. Será muito interessante para os fãs da banda ver como cada indivíduo se vira."

A falta de inspiração, contou Noel, é o principal motivo para o período sabático. "Mesmo antes de fazer cada disco do Oasis, eu já começava a escrever o próximo. E não foi isso que fiz da última vez. Não quero forçar a barra."

Não que o pique para compor tenha esmorecido. Mas o músico afirmou que, embora "tenha ótimas canções na manga", elas não seriam material para o Oasis. Quando a turnê mundial - que em maio passa pelo Brasil - terminar, ele espera trabalhar em cima do álbum solo.

Desconfia-se - o que já é de praxe, tratando-se dos Gallagher - que o conturbado relacionamento entre os irmãos tenha algo a ver com o "retiro musical" sugerido pelo britânico. "(Liam) nunca viu meu filho. Apenas fotos. Para um estranho pode parecer ridículo, mas você não o acolheria em sua casa se ele falasse com você do jeito que fala comigo e com a minha família", reclamou Noel, que definiu o irmão como "rude, arrogante, intimidante e preguiçoso. O homem mais raivoso que alguém pode conhecer. Ele é como um cara com garfo no mundo da sopa".

Trote

No último domingo, 19, Noel estreou como coapresentador do TalkSport, transmitido pela rede britânica BBC. Ao lado do comediante Russell Brand, locutor do programa radiofônico, o guitarrista ligou para Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, a fim de saber para qual time de futebol ele torce. Saiba mais.